Copa do Brasil: Grêmio consagra-se campeão da primeira edição

Atualizado: Jan 1

2 de setembro de 1989, o torcedor gremista deve se lembrar da noite inesquecível no Estádio Olímpico, afinal, foi nesta data que o Grêmio conquistou seu primeiro título na Copa do Brasil. Mas a trajetória para essa memorável conquista iniciou meses atrás, mais precisamente no Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória. O primeiro adversário do tricolor foi o Ibiraçu, e a vitória veio através do gol salvador do lateral-direito Alfinete. A confirmação da vaga veio semanas depois, com uma goleada tricolor diante do River Plate de Sergipe.


Nas oitavas de final, o confronto foi em Cuiabá, diante do Mixto. No primeiro jogo, outra goleada tricolor por 5 a 0. O jogo de volta não aconteceu, pois o adversário não conseguiu viajar para Porto Alegre, então o Grêmio foi o vencedor da partida, por causa da ausência do adversário. Nas quartas, o time comandado por Cláudio Duarte viajou até Salvador, para enfrentar o Bahia, e com gols de Cuca e Kita, o tricolor ganhou a primeira partida. No jogo de volta, o gol de Edinho colocou o Grêmio na semifinal do torneio.


A semifinal não foi tão fácil como as outras fases que a equipe gaúcha enfrentou. O time iria enfrentar nada mais, nada menos do que o Flamengo. Na época, a equipe carioca era comandada por Telê Santana e em campo tinha Zico. Jogar no Maracanã não era nada fácil, mas a equipe tricolor garantiu um empate por 2 a 2. A mística do Olímpico já existia nessa época, e no jogo de volta com uma goleada por 6 a 1, colocou o Grêmio na final da Copa do Brasil de 1989.


O adversário seria o Sport, e o primeiro jogo iria acontecer no Estádio Ilha do Retiro, em Recife. Jogar no Retiro sempre foi um clima tenso, e não seria dessa vez que iria mudar. Com um empate em 0 a 0, a decisão ficaria em Porto Alegre. O Estádio Olímpico recebeu cerca de 60 mil gremistas, que apoiaram e vibraram com um gol marcado ainda no primeiro tempo. Mas a equipe do Sport surpreendeu e empatou no finalzinho da etapa inicial. O resultado dava o título para a equipe de Recife.


foto: ZH/Divulgação

O Grêmio é conhecido por ser um time raçudo, que não desiste no primeiro obstáculo. Nada na nossa história veio de forma fácil, inclusive o primeiro título na Copa do Brasil foi sofrido. Até os 35 minutos do 2º tempo, a torcida estava nervosa, mas após verem as redes estufarem já sabiam: Grêmio campeão invicto. O gol salvador de Cuca não apenas trouxe um título inédito, como também escreveu o nome do Grêmio na história da competição.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo