11 de setembro: dia do árbitro de futebol

Atualizado: Jul 25

Existe alguma profissão mais incompreendida que a do árbitro de futebol? Eu acho que não! Amado por uns e odiado por outros, ele nunca agrada ninguém.

Segundo uma pesquisa, constatou-se que o árbitro de futebol surgiu no século XIX, mais precisamente em 1868. Os primeiros árbitros de futebol intervinham na partida somente quando uma das equipes reclamava. Para parar o jogo este gritava, já que o apito só começou a ser utilizado a partir de 1878. Em 1896, a regra dá ao árbitro o direito de punir por sua própria iniciativa, sendo que as suas decisões passaram a ser sem apelo. Os árbitros assistentes foram criados em 1891.

O árbitro é a pessoa que possui um conhecimento especial das regras, seu dever é cumpri-las e fazer com que sejam cumpridas. Com o passar do tempo, as regras se modificaram e os árbitros também.

Tivemos a primeira mulher árbitra do mundo, que é brasileira! A partir dela, outras mulheres puderam adentrar à esse mundo tão masculino. E cada vez mais, elas estão conquistando o seu espaço nessa modalidade.

Atualmente, a tecnologia veio para ajudar a categoria e surgiu o VAR, famoso árbitro de vídeo, que vem ajudando a diminuir os erros capitais do futebol.

Mas porque que eu contei toda essa historinha para vocês?

Foi para parabenizar esse grande profissional, que é sempre incompreendido por uns, que nunca agrada ninguém, mas que rala pra caramba para estar ali dentro das quatro linhas. Profissional, que muitas vezes abdica do conforto do lar, que fica longe da família, que tem que treinar exaustivamente não só a parte física, mas a teoria e a técnica, para estar preparado e quando receber a sua escala, estar bem. Que tem que ser um exemplo de cidadão dentro e fora de campo. Profissional que é pai, mãe, filho, filha, esposa, marido... Que é acima de tudo um ser humano e MERECE RESPEITO! Feliz dia do árbitro.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle