Copa do Brasil: Grêmio torna-se bicampeão de forma invicta em 1994

Atualizado: Jul 22

A reformulação na equipe gremista iniciou em 1994. Neste ano, o elenco tricolor já contava com grandes nomes como o técnico Felipão, o goleiro Danrlei, o lateral Roger, o volante Émerson e o meia Carlos Miguel. Esses jogadores foram a base de uma campanha impecável na competição.


O sonho pelo bicampeonato iniciou ainda na fase grupos. O primeiro adversário da equipe seria o Criciúma, e após empatar por 2 a 2, a equipe conseguiu uma vitória importante em Novo Hamburgo. Nas oitavas de final, o tricolor enfrentou o Corinthians. Um rival que o time gremista conhecia muito bem.


O primeiro jogo ocorreu no Estádio Olímpico, o fator torcida influenciou e a vitória por 2 a 0 embalou a equipe. No jogo de volta, o empate por 2 a 2 classificou o Grêmio para as quartas de final, desta vez para enfrentar o Vitória da Bahia. Assim como no jogo anterior, a primeira partida também iria acontecer no Olímpico Monumental, com um placar magro por 1 a 0, o time havia dado um passo importante. Jogando no Estádio Fonte Nova, o Grêmio não se intimidou e voltou a repetir o placar.


Na semifinal, o tricolor encontrou o Vasco da Gama. Além de enfrentar a equipe carioca, o tricolor gaúcho também conheceu Jardel, jogador que seria importante para a conquista dos próximos títulos do imortal. O empate por 0 a 0 daria a chance da equipe decidir o placar em Porto Alegre. E, novamente, com a força da torcida, o Grêmio garantiu uma vitória por 2 a 1. Chegando a final da competição pela quarta vez, e de forma invicta, o time comandado por Felipão iria enfrentar o Ceará.


(foto: divulgação)

O empate por 0 a 0 no Estádio Castelão não deu apenas esperança à torcida gremista. Os mais de 50 mil torcedores que lotaram o Estádio Olímpico não assistiram apenas o time ser bicampeão, viram uma equipe que garantiu o título de forma invicta. Se o ano de 1994 foi glorioso, o ano de 1995 foi inesquecível. O título da Copa do Brasil colocou o tricolor na Libertadores da América do próximo ano, e o final: todos os torcedores conhecem.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle