• Futebol por Elas

Futebol e uma diversidade de sentimentos

Atualizado: Jul 25

Todo apaixonado pelo futebol já sofreu. A gente sofre quando o time para qual torcemos perde, a gente sofre quando um jogador nosso é vendido e vai jogar no clube rival, a gente sofre quando somos eliminados de uma grande competição. Mas todo apaixonado por futebol sabe que aquela bola rolando é também sinônimo de alegria. É sinal de amigos reunidos, de confraternização, de lazer.

Mas, além disso, futebol é sinônimo de paz. Quem não se lembra do jogo da paz, em 2004, no Haiti, que foi capaz de parar uma guerra civil ainda que por alguns instantes e reunir milhares de haitianos que acompanharam os jogadores brasileiros até o estádio? Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e companhia foram responsáveis por transformar os tanques de guerra em símbolos de alegria.

Aonde você for, não importa o lugar do mundo, se tiver uma bola embaixo do braço, será recebido de maneira diferente. Se estiver usando a camisa de futebol, já tem assunto pra uma conversa longa, não importa o idioma.

Não importa o quão difícil esteja a situação, sempre há tempo para bater uma bolinha. Essa foto foi tirada recentemente do lado de fora de um dos abrigos localizados em Roraima, no norte do Brasil. Lá estão abrigados algumas centenas de venezuelanos que deixaram pra trás seu país, sua língua, suas casas, mas não abandonaram seus sonhos e ambições. Também não abandonaram seu amor pelo futebol, seja torcendo pela seleção “vinotinto” ou pela seleção “canarinho”.

O futebol é amor, é raiva, é paz, é acalento diante de situações difíceis. Acho difícil qualquer outro esporte carregar tantos significados dentro de quatro linhas.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle