• Karoline Tavares

Futebol como palco de pautas da sociedade

Atualizado: Jan 17

Falar de futebol, nos dias atuais, vai muito além de analisar o que acontece dentro das quatro linhas do campo. É também uma forma de trazer para a discussão do futebol mais popular do país pautas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas a ele. Um bom exemplo disso são as ações cada vez mais rotineiras dos clubes sobre temas importantes para a sociedade.

No último final de semana, três equipes da Série A entraram em campo trazendo à luz assuntos bastante relevantes e discutidos atualmente. No duelo de tricolores nordestinos, Bahia x Fortaleza, as bandeirinhas de escanteio da Arena Fonte Nova ganharam as cores do arco-íris, em alusão à campanha #LevanteBandeira, produzida pelo clube baiano, cujo principal objetivo é combater a homofobia dentro dos estádios de futebol. A equipe quer mostrar que gritos e cânticos preconceituosos devem ser deixados de lado não só por causa da perda dos três pontos no campeonato. “É um propósito de igualdade, amor e vida”.

Na partida entre Fluminense e Corinthians, os jogadores do tricolor carioca exibiam uma mensagem de conscientização no combate à exploração de crianças e adolescentes. A frase “Todos juntos contra o trabalho infantil”, acompanhada de um catavento, símbolo da campanha em todo o mundo, estampava a camisa no lugar do patrocínio master. Segundo o clube, a ação social se estenderá para o Centro de Treinamento, com atividades nas categorias de base. A camisa será utilizada em todo o segundo turno do Brasileirão.

Já os atletas do Ceará foram a campo contra o Botafogo com informações sobre índices de suicídio no dorso das camisas, em alusão ao Setembro Amarelo. Cada número, diferente do que cada um usa normalmente e em cor amarela, estava atrelado a um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na mesma partida, a torcida fez um mosaico, também relacionados à campanha.

Há quem fale em “mimimi” ou ache que o futebol não é espaço para esse tipo de discussão. Mas enquanto esporte motriz do nosso país, acompanhado por milhões de apaixonados, é também papel social do futebol promover reflexão e conscientização sobre assuntos intrínsecos à sociedade e que são da conta de todo mundo. Louvemos cada posicionamento que ajude, de certa forma, a transformar o mundo ao nosso redor.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle