Copa do Brasil: Grêmio conquista tricampeonato de forma invicta em 1997

Atualizado: Ago 4

A década de 90 foi emocionante para os torcedores gremistas. Além do bicampeonato na Copa do Brasil, os torcedores viram o time conquistar o bicampeonato na Libertadores da América, uma Recopa Sul Americana, o bicampeonato brasileiro e o gaúcho. E, novamente, o ano de 1997, foi especial para os tricolores.


O início do ano foi turbulento. Luis Felipe Scolari deixou de ser técnico do Grêmio após acertar com o Jubilo Iwata, do Japão. A perda trouxe eliminações dolorosas para a equipe. Após ser eliminado nas quartas de final da Libertadores e perder o tricampeonato no campeonato gaúcho, restou ao Grêmio focar em outra competição tradicional: a Copa do Brasil.


O planejamento iniciou com a contratação do técnico Sebastião Rocha. E a trajetória do elenco na competição foi recheada de surpresas e também de grandes adversários. Até chegar a tão sonhada final, o time gremista eliminou o Fortaleza, Portuguesa, Vitória e Corinthians. Na grande final, o tricolor dos pampas enfrentou o Flamengo.


A primeira partida aconteceu em Porto Alegre, em um empate em 0 a 0 no Estádio Olímpico, a grande decisão ficou no Maracanã. Cabia a equipe de Paulo Nunes e companhia empatar com gols ou com uma vitória para erguer a taça pela terceira vez.


O dia 22 de maio de 1997, mais de 95 mil torcedores flamenguistas. O Maracanã lotado não assustou a equipe tricolor, que abriu o placar aos 6 minutos do 1º tempo com um gol de João Antonio. O empate flamenguista veio aos 30 minutos, e no final do primeiro tempo, Romário marcou o gol que dava o título para a equipe carioca. Mas quem conhece a raça e o espírito copeiro do Grêmio, sabe que a equipe não desiste até o minuto final. Aos 79 minutos do 2º tempo, Carlos Miguel deixou tudo igual: 2 a 2. Era o gol que dava ao tricolor o tricampeonato. E, dessa vez, ele veio de forma invicta e em pleno Maracanã.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle