Copa do Brasil: o maior título da história do Juventude veio em 1999

Atualizado: Ago 17

A décima primeira edição da Copa do Brasil, em 1999, contou com um time do interior do Rio Grande do Sul como campeão nacional, o Juventude de Caxias do Sul. No dia 20 de junho, o primeiro jogo da final aconteceu, em Caxias do Sul. Mais de 20 mil vozes esmeraldinas apoiando o Juventude naquela tarde gelada de domingo.

O Verdão precisava de uma vantagem em casa para respirar no jogo de volta, no Maracanã. Mas já no primeiro tempo mostrou para que veio. O Estádio Alfredo Jaconi já virava um salão de festas, aos 14 e 21 minutos da primeira etapa Fernando e Márcio Mexerica, marcaram para o Juventude. Porém, no finalzinho do primeiro tempo, um erro do lateral-esquerdo Dênis deixou o craque Bebeto livre para descontar, 2 a 1.


A vantagem continuava na segunda etapa, porém, os dois times com um jogador a menos: o zagueiro botafoguense Sandro e o meia alviverde Wallace brigaram e foram expulsos ainda nos 45 minutos iniciais. O Botafogo começou a pressionar, isso acarretou a dois gols anulados, o primeiro por falta de ataque e o segundo por um impedimento inexistente e um cartão vermelho, desta vez o zagueiro Capone impediu uma chance clara de gol no Wágner. Já no finzinho da partida, o alviverde reagiu e conseguiu manter a vantagem. Fim do primeiro jogo da final, Juventude 2 a 1 em cima do Botafogo.


No dia 27 de julho ocorreu o segundo jogo da final, um empate já seria suficiente para o Juve conquistar o primeiro título nacional. Porém, além do adversário de nome, o time enfrentava mais 100 mil torcedores do Fogão no estádio Maracanã, o maior público da história de finais da Copa do Brasil até então. Mas quem comemorou foram os mais de mil torcedores que trouxeram a taça para Caxias do Sul, e um título inédito na mala. Mesmo jogando em casa, o Botafogo estava afobado para conquistar uma vitória simples de 1 a 0.


Sem criar praticamente nenhuma chance clara, o Juventude fez o dever de casa que era se defender e sair do Rio de Janeiro com o empate. E conseguiu! O 0 a 0 deu fim à partida e Juventude campeão da Copa Do Brasil de 1999. Assim se consolidou de vez no cenário do futebol brasileiro, como um dos principais times do país.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle