Copa do Brasil: o maior título da história do Juventude veio em 1999
Atualizado: Jan 1
A décima primeira edição da Copa do Brasil, em 1999, contou com um time do interior do Rio Grande do Sul como campeão nacional, o Juventude de Caxias do Sul. No dia 20 de junho, o primeiro jogo da final aconteceu, em Caxias do Sul. Mais de 20 mil vozes esmeraldinas apoiando o Juventude naquela tarde gelada de domingo.
O Verdão precisava de uma vantagem em casa para respirar no jogo de volta, no Maracanã. Mas já no primeiro tempo mostrou para que veio. O Estádio Alfredo Jaconi já virava um salão de festas, aos 14 e 21 minutos da primeira etapa Fernando e Márcio Mexerica, marcaram para o Juventude. Porém, no finalzinho do primeiro tempo, um erro do lateral-esquerdo Dênis deixou o craque Bebeto livre para descontar, 2 a 1.
A vantagem continuava na segunda etapa, porém, os dois times com um jogador a menos: o zagueiro botafoguense Sandro e o meia alviverde Wallace brigaram e foram expulsos ainda nos 45 minutos iniciais. O Botafogo começou a pressionar, isso acarretou a dois gols anulados, o primeiro por falta de ataque e o segundo por um impedimento inexistente e um cartão vermelho, desta vez o zagueiro Capone impediu uma chance clara de gol no Wágner. Já no finzinho da partida, o alviverde reagiu e conseguiu manter a vantagem. Fim do primeiro jogo da final, Juventude 2 a 1 em cima do Botafogo.
No dia 27 de julho ocorreu o segundo jogo da final, um empate já seria suficiente para o Juve conquistar o primeiro título nacional. Porém, além do adversário de nome, o time enfrentava mais 100 mil torcedores do Fogão no estádio Maracanã, o maior público da história de finais da Copa do Brasil até então. Mas quem comemorou foram os mais de mil torcedores que trouxeram a taça para Caxias do Sul, e um título inédito na mala. Mesmo jogando em casa, o Botafogo estava afobado para conquistar uma vitória simples de 1 a 0.

Sem criar praticamente nenhuma chance clara, o Juventude fez o dever de casa que era se defender e sair do Rio de Janeiro com o empate. E conseguiu! O 0 a 0 deu fim à partida e Juventude campeão da Copa Do Brasil de 1999. Assim se consolidou de vez no cenário do futebol brasileiro, como um dos principais times do país.