Copa do Brasil: o Rei de Copas, Grêmio conquista o quarto título em 2001

Atualizado: Jul 25

A trajetória do tricolor gaúcho na Copa do Brasil de 2001 começou com uma derrota diante do Vila Nova de Minas Gerais. O resultado da partida não desanimou o elenco, afinal, o Grêmio era o tricampeão da competição. Com tradição, o clube conhece todos os caminhos até chegar ao tão sonhado título. E desta vez não foi diferente.

Na fase de grupos, a equipe liderada por Tite eliminou o Santa Cruz, Fluminense, São Paulo e Coritiba. A grande final iria acontecer diante do Corinthians, equipe que também já havia sido campeã da Copa do Brasil. Diferente da campanha dos outros títulos, a quarta conquista tricolor não veio de forma invicta. Foram 12 jogos, entre eles o Grêmio conquistou oito vitórias, dois empates e duas derrotas, marcou 25 gols e sofreu apenas 14.

A final entre as duas equipes tinha gosto de revanche. Afinal de contas, Grêmio e Corinthians realizaram a final da Copa do Brasil de 1995, onde a equipe corinthiana venceu o tricolor. Seis anos após a perda do título, os dois clubes se reencontraram. O primeiro jogo aconteceu no Estádio Olímpico. Mesmo com o apoio da torcida, o Grêmio iniciou perdendo. Facilmente, a equipe paulista abriu dois gols de diferença. Mas quando se trata do Imortal dos Pampas, nada é impossível. Com dois gols de Luís Mário, a equipe chegou ao empate. Fim de jogo: Grêmio 2 a 2 Corinthians.

A grande decisão ficaria no estádio do Morumbi, no dia 17 de junho. O time gremista mais do que nunca precisava entrar com força máxima, e mesmo com a casa cheia, Tite e companhia não se intimidaram. Marinho e Zinho foram os autores dos gols gremistas. A equipe corinthiana descontou com Ewerthon, mas a noite era dos gremistas. Marcelinho Paraíba marcou o terceiro gol gremista e decretou: o Grêmio era a primeira equipe a ser tetracampeão da Copa do Brasil.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle