Copa do Brasil: o bicampeonato do Corinthians é conquistado em 2002

Atualizado: Jul 25

O ano de 2002 foi marcado pela 14ª edição da Copa do Brasil, disputada entre 22 de fevereiro e 15 de maio por 56 equipes. Grêmio, Flamengo, São Caetano e Atlético Paranaense não participaram por estarem já na Libertadores da América. Ao todo, foram 117 partidas e 369 gols marcados, com Deivid, do Corinthians, sendo o artilheiro da competição.

Já na primeira fase, o Vitória assinou a maior goleada da Copa, vencendo o CENE fora de casa por 6 a 0. Novamente, 16 times foram classificados para as oitavas de final, e entre eles estava o campeão de 1995, Corinthians. Desta vez, a invencibilidade não aconteceu em todas as partidas, mas sua atuação extraordinária o fez avançar cada vez mais. Nas semifinais, enfrentou o São Paulo, deixando as coisas ainda mais emocionantes. Com um placar agregado de 3 a 2, conseguiu de forma suada chegar a mais uma final, esperando Atlético Mineiro e Brasiliense decidirem quem o enfrentaria. O time candango mostrou supremacia contra os mineiros, e massacrou o Atlético com um histórico placar agregado de 5 a 1, garantindo sua vaga na decisão pelo troféu.

No dia 8 de maio o estádio do Morumbi recebia o primeiro dos dois jogos desta emocionante final. Ambos os times vinham fazendo uma campanha extraordinária, se mostrando merecedores de estarem aonde estavam. O primeiro gol veio aos 53 minutos, pelo artilheiro da competição. Maurício deixou tudo igual em pouco tempo, mas Deivid não perdoou e marcou novamente para o time da casa. Repetindo o primeiro placar de 1995, o Corinthians precisava apenas de um empate para conquistar novamente o troféu. No Boca do Jacaré, na cidade de Taguatinga – DF, a decisão foi tomada. Wellington Dias momentaneamente estragou a festa dos paulistas, abrindo o placar aos 42 e deixando a torcida brasiliense animada. Mas um vilão, que já havia arruinado o sonho do time candango na primeira partida, novamente se fez carrasco. Aos 65 minutos, Deivid mostrou que o campeão havia voltado, conquistando o segundo título da Copa ao Corinthians.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle