A essência feminina nas torcidas organizadas

Atualizado: Jan 17

A importância das luvas: muito além dos goleiros​

O futebol nem sempre foi um esporte do povo. No início do século XX, ir à uma partida de futebol era um símbolo de nobreza, as pessoas iam muito bem vestidas aos estádios. Principalmente aos jogos do Fluminense, por ter sido criado por uma parcela da sociedade mais abastada, elite nova republicana, que morava no Laranjeiras, bairro nobre e classe média do Rio de Janeiro.

Sendo assim, as mulheres vestiam trajes completos com vestidos volumosos, chapéus e até mesmo luvas, ainda que estivesse fazendo 40°C. Debaixo daquele sol quente, as damas acabavam tirando suas luvas para se refrescar.

A palavra torcedor vem do latim torquere, que significa “torcer”. E é exatamente isso que as mulheres que assistiam às partidas das arquibancadas faziam com suas luvas quando ficavam nervosas ou ansiosas, elas as torciam.

O cronista, poeta e escritor Coelho Neto, ao escrever uma crônica após o jogo do Fluminense, usou a expressão “as torcedoras” para se referir às mulheres que estavam nas arquibancadas torcendo suas luvas. Desde então, a palavra “torcida” se espalhou e tornou-se quase intrínseca à história do futebol brasileiro.

Você pode não saber, mas mulheres também participaram da criação de mais uma característica que não consegue se separar do futebol, a torcida organizada. Em meados do século XX, quando o Clube Atlético Mineiro iniciou suas atividades, as mulheres acompanhavam seus maridos nos estádios com bandeirinhas uniformizadas nas mãos para torcer para seu time.

Com o passar do tempo, outros torcedores foram se agrupando para verem juntos os jogos do clube do coração. Depois das mulheres, o segundo registro de torcida organizada foi do São Paulo Futebol Clube, em 1939. Logo em seguida várias outras pessoas começaram a adotar o novo estilo de torcida, como os torcedores do Internacional e Fluminense.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle