Copa do Brasil: Paulista brilha e conquista a taça em 2005

Atualizado: Jul 25

A décima sétima edição da Copa do Brasil, ocorrida em 2005, contou com a participação de 64 clubes de todo o país, ficando de fora aqueles que estariam na disputa da Copa Libertadores da América. Os confrontos, que começaram no dia 18 de fevereiro e se encerraram no dia 22 de junho, assistiram as redes serem balançadas 331 vezes nas 117 partidas.

Já na primeira fase do campeonato, o torcedor assistiu à maior goleada, aonde o Cruzeiro de Fred – artilheiro da Copa – marcou sete vezes contra o Sergipe. Ali, já se podia ter uma ideia de que seria uma disputa pra lá de acirrada, principalmente quando os números foram reduzindo nas fases seguintes, e somente os melhores garantiam suas vagas. Já nas quartas, se podia ter uma ideia de como seria essa final, pois as partidas ficavam cada vez mais eletrizantes.

Os oito times restantes se enfrentaram para ver quem iria às semifinais, e 2 dos 4 jogos foram até os pênaltis. Fluminense, Ceará, Paulista e Cruzeiro sobreviveram, e correriam atrás da taça em confrontos bastante disputados. Dos primeiros, o time carioca foi superior ao cearense – mas não por uma grande diferença de gols -, e aguardava a decisão de seu adversário. No meio de um Cruzeiro que brilhava havia um Paulista, time que nem disputando a Série A estava, e ainda assim foi capaz de deixar o gigante para trás.

No dia 15 de junho, as duas equipes se encontravam pela primeira vez, em Jundiaí. O estádio Jaime Cintra e seus torcedores assistiram o time da casa atropelar os visitantes. Márcio Mossoró e Léo, aos 47 e aos 83 minutos, driblaram o goleiro Kleber, garantindo importante vantagem para a decisão final. São Januário foi o palco da final. O Fluminense precisava de 3 gols de diferença para se recuperar, enquanto o Paulista apenas precisava segurar sua vantagem. E isto foi justamente o que o time fez. O placar final de 0 a 0 mostrou um jogo aonde o time de São Paulo soube segurar o ataque do tricolor, conquistando assim seu primeiro troféu na Copa e fazendo história.


Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle