Maracanã: o templo do futebol

Atualizado: Jul 25

O Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, recebeu esse nome em homenagem ao autor da obra “O Negro no Futebol Brasileiro”. Mais do que irmão de Nelson Rodrigues, Mário Filho se destacou por ter escrito o livro que abordou a imersão do negro em um esporte até então restrito às elites. Publicado em 1947, a obra retratou os percalços encontrados nesse processo de popularização do futebol e apesar de escrito no século passado, trouxe à tona questões ainda atuais. Além de escritor, o pernambucano foi jornalista dos periódicos A Manhã, A Crítica e O Globo.

A construção do estádio foi duramente criticada em razão dos altos custos, entretanto apoiado por jornalistas como Mário Filho, o prefeito e marechal Ângelo Mendes deu prosseguimento ao projeto. A partida inaugural se deu entre as seleções cariocas e paulistas, em junho de 1950. No mesmo ano, o Maracanã sediou oito jogos da Copa do Mundo, sendo o palco escolhido para a grande final. A festa do título, porém, não foi dos brasileiros.

Por muitos considerado “o templo do futebol”, o Maracanã sediou muitos momentos históricos, como o milésimo gol de Pelé em 1969, as finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014, a final da Copa das Confederações de 2013, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 e a Copa América de 2019. Além das conquistas e disputas das equipes cariocas nos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. O seu maior público foi em 1976, com quase 150 mil torcedores do Corinthians e do Flamengo.

Como forma de eternizar essa história, o estádio abriga bustos de personagens importantes, como Mário Filho e o maior artilheiro do Maracanã, Zico. Além disso, conta com um Museu do Futebol em suas dependências e tours diários para pessoas do mundo inteiro que buscam conhecer um dos principais estádios do mundo, que fica logo ali, na zona norte do Rio de Janeiro.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle