Copa do Brasil: Neymar brilha e Santos conquista o título em 2010

Atualizado: Jul 25

Organizada pela CBF, a 22ª edição da Copa do Brasil ocorreu entre 10 de fevereiro a 4 de agosto, sendo disputada por 64 times de todo o país, tendo os times participantes da Copa Libertadores da América fora da disputa – devido ao conflito de datas. As primeiras 54 vagas foram destinadas aos times que mais se destacaram em seus campeonatos estaduais, com as demais 10 sendo preenchidas pelo ranking da CBF.

Logo na primeira fase, vários times já protagonizaram goleadas, incluindo o campeão Santos, que além de levar a taça, aplicou a maior goleada da história da competição. O palco foi a Vila Belmiro, e o Naviraiense viu suas redes se balançando 10 vezes. Após a segunda fase, aonde novas goleadas aconteceram, além da surpreendente eliminação do Botafogo, chegava a reta final da disputa.

Com quatro times fora da Série A e ¼ de clubes paulistas, as oitavas de final eliminaram todos os que não participavam do grupo principal do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez desde 2000, as quartas não possuíam equipes das séries B em diante. Atlético Goianiense, Vitória, Grêmio e Santos sobreviveram e disputaram as duas vagas na final da Copa. A decisão ficou por conta de dois estreantes na final. Santos e Vitória, já campeões de seus estaduais, lutariam pela taça da Copa.

O primeiro jogo deste duelo emocionante aconteceu na Vila Belmiro, onde história havia sido feita meses antes. Neymar, artilheiro do campeonato, abriu o placar no início do primeiro tempo, e Marquinhos aumentou-o aos 85 minutos. Tudo o que o Santos precisava era manter a vantagem no jogo de volta, no Barradão. Salvador assistiu de perto esta partida, e o Vitória precisava de três gols de diferença para ganhar. Edu Dracena, o carrasco, abriu para os visitantes aos 44 minutos. Logo no início do segundo tempo, o time baiano empatou com Wallace, e Júnior, aos 77 minutos, aumentou a diferença para o Leão da Barra. Infelizmente, não foi o suficiente para retirar a taça do Peixe, que conquistou seu primeiro título no campeonato.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle