Copa do Brasil: Flamengo se consagra campeão em 2013

Atualizado: Jul 25

A 25ª edição da Copa Perdigão do Brasil, ocorrida no ano de 2013, veio com novas mudanças, além do nome. O novo regulamento, aprovado em 2011 pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez com que os times participantes da Libertadores da América também estivessem presentes no torneio, que neste ano contou com 86 participantes. Também, deixou de ser semestral, ocorrendo de abril a novembro.

Com os participantes definidos pelos estaduais, assim como os que entrariam diretamente na fase de oitavas de final, a primeira etapa da Copa começava. Foram diversos jogos, com a maior goleada ficando por conta do Atlético Goianiense em cima do Cametá, por 7 a 0.

As duas próximas fases contaram com disputas extremamente acirradas e, ao fim da terceira etapa, os finalistas já estavam decididos. Para a fase final, a CBF realizou um novo sorteio, definindo todos os confrontos das oitavas de final, assim como os cruzamentos até o momento de decisão. Eram dois potes contendo os nomes dos clubes participantes – estando, no primeiro, os participantes da Libertadores, com exceção do São Paulo e acrescentando os dois melhores times no ranking da CBF, e no segundo pote, os demais times classificados após a terceira fase.

Sorteio feito, era hora da bola rolar. Os oito times sobreviventes protagonizariam uma das quartas de final mais disputadas da história, e somente os melhores chegariam à final. Atlético Paranaense e Grêmio mostraram o quão suado é um clássico, mas o tricolor não teve tanta sorte, perdendo o primeiro jogo por 1 a 0 e não conseguindo se livrar do empate no segundo. O adversário do Atlético estava nas mãos de Flamengo e Goiás, e os cariocas levaram a melhor.

O primeiro jogo da final acontecera no dia 20 de novembro, no estádio Vila Capanema, em Curitiba. Marcelo abriu o placar para o time da casa, mas pouco tempo depois Amaral deixou tudo igual. A decisão seria no Maracanã, sete dias depois. Com um público de quase 60 mil pessoas, os cariocas deram seu show em casa. Como uma boa final, o primeiro gol só saiu aos 87 minutos, deixando ambos os torcedores aflitos até lá. Não contente com o placar estabelecido por Elias, Hernane fechou o segundo, aos 94', consagrando o Flamengo como campeão da Copa do Brasil no ano de 2013.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle