Gol qualificado: critério justo ou não?

Atualizado: Jul 25

“Gol qualificado” ou “gol fora de casa” é um meio de desempate adotado por algumas competições de futebol com jogos de ida e volta. Nesse caso, se o placar agregado der empate, ganha quem tiver marcado mais gols na casa do adversário. A regra muitas vezes é injusta, principalmente em campeonatos onde há prorrogação. A Conmebol em discussão sobre os regulamentos do torneio para o ano que vem estuda acabar com esse critério.

Em competições onde há prorrogação, a regra passa a não ter muito sentindo. Visto que o primeiro jogo não tem 30 minutos extras, o visitante da segunda partida terá a vantagem de ter esse tempo a mais caso o placar esteja empatado nesse critério também no agregado. Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, defende que: “[...] ela favorece a equipe que joga fora no jogo de volta. Com o placar empatado, o time tem 30 minutos a mais que seu oponente para fazer o gol fora. [...] É hora de repensar esse sistema. O futebol progrediu desde os anos 60 e a regra do gol fora de casa pode não ser questionada. Mas esta regra faz algum sentido?".

No Brasil não há prorrogação, mas isso não livra o método de críticas. Segundo o jornalista, Lédio Carmona, 2 a 0 é o mesmo que 3 a 1. É discutível também o fato de a regra incentivar os times mandantes se defenderem mais fazendo com que jogar fora seja mais preferível do que em seus domínios. O que acontece aqui é uma inversão de valores técnicos que muda completamente o dinamismo da partida.

Diferente do que alguns apoiadores defendem o gol fora de casa não é sinônimo de mais ofensividade das equipes. Muito pelo contrário, apesar de grande parte das eliminatórias não terem sido definidas nos pênaltis, não significa que teve mais bola na rede. A média de gols diminuiu comparada ao momento antes da regra ser inserida no regulamento.

A CBF é a favor de esse critério ser extinto em competições internacionais e desde 2018, o critério não faz mais parte da Copa do Brasil. Dessa forma, a entidade entende que seja a hora das competições sul-americanas também abolirem de seus regulamentos.

A Conmebol juntamente com as demais entidades estão fazendo um levantamento de prós e contras e espera-se que seja decidido em breve. E a pergunta que deixo é: e pra você, jogos eliminatórios empatados devem continuar sendo decididos por regra ou não?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle