O futebol do futuro começa agora

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Fui assistir meu filho na disputa de um jogo do campeonato aqui da nossa região, e em um dos jogos uma menina chamava a atenção de todos que estavam assistindo às partidas naquele dia. Ela era a única jogadora de todos os times participantes daquela rodada, e acredito que de todas as outras. Por um problema na documentação acabou entrando só no segundo tempo, e alguém da família logo falou: ‘ela fica nervosa quando entra e o time está ganhando, porque se perderem podem falar que foi culpa dela’.

Apesar de roubar a cena desde o aquecimento, era visível a dificuldade da atleta em receber uma bola, poucos colegas faziam passes e se ela não fosse pra cima talvez tivesse encostado na bola duas ou três vezes ao longo de todo um tempo.

Contrastando com aquele momento tão bonito, tinha um pai logo do meu outro lado, regado a cerveja as 9h da manhã, ultrapassando os limites de xingamentos e desrespeito com quem estava jogando e assistindo. Importante: os jogos eram da categoria sub13 e sub15, em um domingo.

Episódios assim podem ser relatados em qualquer jogo de base. Sempre consigo refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso futebol quando é dia de jogo do meu filho. É sobre as pressões que a gente vê dos pais para as crianças, os exemplos que a gente não dá, as coisas que não ensinamos... Assim como qualquer outro esporte, o futebol do futuro é feito do que essa geração vive, e isso é preocupante. Sinto medo.

A volta pra casa é sempre um momento de reflexão. Nosso time perdeu aquele dia, mas embora aquela menina fosse do grupo adversário eu torci muito por ela. Bem como torci para que aquele pai fosse expulso. Não foi.

Nós, enquanto torcedores e atletas queremos ver o espetáculo, a vitória, o crescimento e amadurecimento do esporte. A questão é: será que estamos fazendo da maneira certa?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle