Chelsea e Ajax empatam no Stamford Bridge

Atualizado: Jul 25


Com dois gols nos primeiros cinco minutos e dois jogadores expulsos do clube holandês, Chelsea e Ajax empataram em 4 a 4 e dividem

a liderança do grupo junto com o Valencia

Pela quarta rodada da UEFA Champions League, Chelsea e Ajax se enfrentaram em Stamford Bridge, em Londres, em busca da liderança do grupo H. Com destaque para o goleiro do Ajax Onana, o time inglês e o holandês empataram em 4 a 4, gols de Jorginho (2x), Azpilicueta e Reece James do lado do Chelsea e Abraham e Kepa contra, Promes e Van de Beek para o Ajax. Nos primeiros quatro minutos de jogo, já haviam saído dois gols - um para cada lado - e na metade da segunda etapa, o Ajax perdeu seus dois zagueiros por expulsão, fazendo a partida pegar fogo e quase o Chelsea virar o placar.

Os torcedores do Ajax não poderão ir para o jogo no Stamford Bridge por causa dos estragos que causaram no estádio Mestalla, na partida contra o Valencia (0-3) pela segunda rodada da Champions League. Além disso, os Godenzonen terão de pagar uma multa de reparos do Mestalla, de 68 mil euros (302.600 reais).

O Chelsea de Frank Lampard foi a campo com Kepa, Azpilicueta, Zouma, Tomori, Marcos Alonso; Kovacic, Jorginho e Mason Mount; Pulisic, William e Tammy Abraham. Já o Ajax de Erik ten Hag foi a campo com Onana, Blind, Tagliafico, Veltman e Mazraoui; Martinez, Ziyech, van de Beek; Tadic, Promes e David Neres.

Logo no início da partida aos 2 minutos, Abraham fazia gol contra e abria o placar para os holandeses. Dois minutos depois, Pulisic sofreu pênalti e Jorginho empatava para os donos da casa. Chelsea 1 a 1 Ajax.

Aos 13 minutos, uma chance do gol da virada do Chelsea, mas apontou-se impedimento bem marcado. Aos 20 minutos, em cruzamento de Ziyech, Promes cabeceia, bate no rosto de Kepa e entra no gol e o Ajax volta para a frente no placar. Chelsea 1 a 2 Ajax.

Ajax pressiona o Chelsea após conseguir o segundo gol, com várias cobranças de falta e cruzamentos direto para a área. Enquanto isso, o Chelsea por estar perdendo em casa erra muitos passes no ataque. Posse de bola bem equilibrada, com 58% para o Ajax e 42% para o Chelsea.

Aos 34 minutos, em cobrança de falta perto da linha de escanteio, Ziyech cobra direto para o gol, a bola com curva sem chances para Kepa pegar. Chelsea 1 a 3 Ajax. Dessa forma, o árbitro Gianluca Rocchi deu 1 minuto de acréscimo e finalizou o primeiro tempo. Chelsea 1 a 3 Ajax.

Reece James entrou no lugar de Marcos Alonso durante o intervalo. Começa o segundo tempo. Os Blues começaram eufóricos na busca de conseguir pelo menos dois gols para conseguir o empate.

Entretanto, um balde de água fria caía na cabeça dos Blues. Em passe de Ziyech, van de Beek chutou no canto do gol e o Ajax faz o seu quarto em Stamford Bridge. Chelsea 1 a 4 Ajax. Aos 17 minutos, jogada com participação de Pulisic, Abraham e Azpilicueta, o espanhol marcou e faz o segundo do Chelsea. O gol reacende a torcida blue. Chelsea 2 a 4 Ajax.

A posse de bola aumenta para 59% pro Chelsea e 41% pro Ajax. Aos 23 minutos, após segundo cartão amarelo, Blind é expulso após carrinho em Pulisic. No mesmo lance, após bola bater na mão de Veltman, este também leva o segundo amarelo e é expulso, além de cobrança de pênalti a favor do Chelsea. Jorginho converte para os Blues. Chelsea 3 a 4 Ajax.

Com as expulsões, saem Ziyech e David Neres para a entrada de Schuurs e Alvarez. O time holandês contava com apenas nove jogadores em campo. Logo em seguida, após cabeceio de Hudson Odoi no travessão, Reece James chuta e marca o gol de empate aos 29 minutos. Chelsea 4 a 4 Ajax.

Dessa forma, o jogo esquentou de vez. Onana foi o destaque da partida, por ter sido bem solicitado durante esses 15 minutos finais (mais acréscimos) e teve ótimas performances. Em jogada confusa e bem amontoada entre jogadores do Ajax e do Chelsea, bola bate nas mãos de Abraham e gol de Azpilicueta é anulado pelo VAR.

Assim, o Chelsea continuou pressionando o Ajax até o final da partida, com direito à ótimas defesas de Onana e, por mais que o clube holandês tivesse com apenas nove jogadores, também criou e teve chances relevantes de gol. O árbitro deu 4 minutos de acréscimos e depois terminou a partida. Chelsea 4 a 4 Ajax. De quebra um dos melhores jogos dessa edição de Champions League.

A classificação do grupo H ficou assim: Ajax, Chelsea e Valencia com 7 pontos cada - o time holandês na frente devido ao saldo de gols - e o Lille com apenas 1 ponto. Os times retornam a jogar pela UEFA Champions League no dia 27 de novembro, quando o Valencia recebe o Chelsea na Espanha e o Lille recebe o Ajax na França. E aí, quem você acha que vai pegar a liderança do grupo H?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle