• colunistasfporelas

28 de Outubro, o Dia do Flamenguista

Não é incomum andar pelas ruas de qualquer lugar do Brasil e encontrar diversas pessoas vestindo a camisa do Flamengo. Mas nesse dia, 28 de outubro, vestir o manto sagrado rubro-negro tem uma razão especial para os torcedores do time carioca: nesta data, é celebrado o Dia do Flamenguista.


Foto: GettyImages

Também não é incomum encontrar muitos torcedores do Flamengo com imagens de São Judas Tadeu, considerado o Padroeiro do Flamengo, além de ser considerado o Santo das causas impossíveis. No Maracanã, ele sempre está lá, carregado por torcedores fervorosos que pedem intercessão a São Judas nos momentos mais difíceis e sempre agradecem nos momentos de glória. E não é uma coincidência que o dia deste Santo também seja celebrado no dia 28 de outubro.


Sobre a data

No ano de 2007, o então prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, sancionou que no dia 28 de outubro seria celebrado o Dia do Torcedor Flamenguista. A proposta foi de autoria do vereador Jorge Mauro, e quando foi sancionada, passou a fazer parte do calendário oficial da cidade.


A tradição e a relação com São Judas Tadeu

A relação com o Santo talvez seja uma das parcerias mais antigas que o Flamengo tem. Reza a lenda que na década de 1950, o Flamengo amargava praticamente 9 anos sem conseguir conquistar títulos. Foi aí que um Padre, chamado Padre Goés, que era pároco da Igreja de São Judas Tadeu, resolveu rezar uma Missa na Gávea e sugeriu aos jogadores que acendessem velas pedindo a intercessão do santo, conhecido por atender os desesperados e aflitos.


O que aconteceu a seguir, fez com o que o santo caísse nas graças da torcida carioca. O Flamengo saiu da seca e emplacou alguns títulos consecutivos: foram três campeonatos estaduais em 1953, 1954 e 1955. Dessa forma, todos os anos, os torcedores religiosos do clube celebram nesta data o Dia do Flamenguista, em agradecimento ao santo, que ouviu os pedidos daqueles que estavam há anos sem títulos.


A tradição permanece até hoje. Todo dia 28 de outubro é celebrada uma Missa em ação de graças e homenagem ao padroeiro do clube. Em 2020 não será diferente! Com muitos títulos para agradecer da temporada passada, e com muita vontade de repetir a dose nesta temporada, os flamenguistas vão pintar as ruas de preto e vermelho


Motivos a mais para comemorar

Se o pedido de intercessão do santo que funcionou lá na década de 50 fez com que São Judas Tadeu caísse nas graças dos flamenguistas, tudo indica que o Santo padroeiro do Flamengo será ainda mais venerado neste 28 de outubro. Isso porque o time vem vivendo um grande momento. Na temporada de 2019, o Flamengo atropelou quase tudo com um futebol de dar brilho aos olhos. Além de ter sido o campeão do Carioca e do Brasileirão, depois de 38 anos, o clube voltou a conquistar o título mais importante da América Latina, a Taça Libertadores.


Mantendo boa parte do elenco, a temporada atual também é promissora para os flamenguistas. O time está em destaque em todos os campeonatos disputados, entre eles a Libertadores, na qual está garantido para as oitavas de final da disputa. Ou seja, os torcedores rubro-negros têm motivos de sobra para comemorar esta data e agradecer ao santo das causas impossíveis.


Apesar dos altos e baixos, o que é comum em um jogo propriamente dito, a grandiosidade do clube nunca foi incerta. São muitas histórias, muitos ídolos, muitos títulos, entre eles, o de maior torcida do mundo. Então nada mais justo do que um dia destinado àqueles que são o maior patrimônio do clube, seus torcedores.


Escrever sobre uma data tão importante, enquanto flamenguistas, tende a ser um desafio. A comunicação nos cobra a imparcialidade na maioria das vezes, mas se deixarmos o coração falar mais alto, este documento vira uma carta de amor. Um amor que merece ser louvado, comemorado e exaltado.


Feliz Dia do Flamenguista para uma nação apaixonada que vibra, chora, sofre e se alegra. Para uma nação que ama incondicionalmente!

Escrito por Giulia Prata Baesso e Hellora Raibolt

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle