• Helena Barbosa Geraldes

Os cinco maiores títulos de clubes paulistas do interior

O futebol paulista é considerado um dos melhores e mais disputados de todo o território brasileiro. Equipes como Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo sempre duelaram entre si em grandiosos clássicos e disputas de títulos. Mas, ao decorrer da história, também houveram clubes de menor expressão, principalmente do interior do Estado que surpreenderam e tiveram momentos icônicos de reconhecimento e de glória.


Abaixo, veja cinco exemplos dos maiores títulos do futebol paulista interiorano:


Guarani (1978)

Esquadrão Imortal do Guarani | Foto: Divulgação

Quem imaginaria que um clube do interior iria ganhar alguma vez o Brasileirão? Pois é, em 1978, o Guarani em um timaço que contava com Careca, Zenon, Neneca e Capitão, venceu o Palmeiras na final por 1 a 0, com gol do jovem matador Careca e fez a alegria de mais de 20 mil campineiros presentes no Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Bugre.



Internacional de Limeira (1986)

Kita, artilheiro do Leão da Paulista | Foto: Divulgação

Novamente, o Palmeiras sofreu um revés para uma equipe interiorana: dessa vez, a Internacional de Limeira que já havia desbancado o Santos na semi-final, venceu o Verdão, em pleno Morumbi lotado, com gols de Kita e Tato e levou o troféu para Limeira, a cidade da Laranja. Foi a primeira vez que um time do interior do Estado ganhou o Paulistão.


Bragantino (1990)

Massa Bruta vencedor | Foto: RB Bragantino/Divulgação

Com destaque para o jovem treinador, que mais tarde se consagraria como um dos maiores do Brasil, Vanderlei Luxemburgo, o Bragantino venceu a famosa "Final Caipira" do Paulistão de 1990 contra o Novorizontino. Ela possui esse nome pois fora disputada sem a presença dos famosos quatro grandes. O Massa Bruta além de ter revelado Luxemburgo, deu destaque a uma dupla de volantes: Pintado e Mauro Silva.



Paulista (2005)

Foto: Divulgação

Uma das mais improváveis e sensacionais campanhas do futebol brasileiro, com certeza, é do Paulista. O Galo da Japi enfrentou adversários da 1ª divisão como Cruzeiro, Internacional e Botafogo e venceu todos até chegar na grande final contra o Fluminense. No primeiro jogo da decisão, vitória por 2 a 0 em Jundiaí e no segundo jogo, bastou apenas segurar o empate em 0 a 0 no Rio de Janeiro para a equipe jundiaiense erguer a taça. O time continha em seu elenco o goleiro Victor e o zagueiro Réver, que posteriormente fizeram história no Atlético Mineiro.


Ituano (2014)

Festa do jogadores | Foto: Band Esporte

Em 2014, pela 2ª vez, o Ituano era campeão do Campeonato Paulista. A primeira conquista que ocorreu em 2002 não contou com a participação dos quatro grandes. Já a segunda, com todos os gigantes, o Galo não se intimidou e cantou alto na finalíssima contra o Santos, no Pacaembu. Na disputa de pênaltis, o goleiro Vágner defendeu a cobrança do zagueiro santista Neto e consagrou a equipe de Itu.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle