• Bianca Lodi

60 anos de um dos maiores palcos históricos do futebol: o Morumbi

Do atletismo aos jogos de futebol, das vitórias as derrotas, da festa da torcida e palcos de shows, o estádio Cicero Pompeu de Toledo, ou melhor, Morumbi, completa '60tão'

Na última sexta-feira (2), o estádio do Morumbi, localizado em São Paulo, completou 60 anos de história. Inaugurado em 1960, o primeiro jogo foi contra o Sporting, de Portugal, e o São Paulo venceu por 1 a 0, com gol de Peixinho. Neste dia memorável, o público recorde foi de 64.748 e uma invasão de 6.500 torcedores que não pagaram.


Diante das Arenas que vemos hoje, o Morumbi tem uma estrutura de arquitetura diferenciada, histórica e clássica. Na época, era um dos maiores estádios particulares e com grande capacidade de público, pensado para 150 mil pessoas. De um tempo para cá, precisou diminuir um pouco diante das reformas, tendo atualmente a capacidade de receber até 66.795 torcedores.


O grande Cicero Pompeu de Toledo, ou melhor, Morumbi, completa seis décadas históricas de jogos grandiosos, vitórias, derrotas, shows e eventos que marcaram diversos corações.


(foto: Bianca Lodi)

Se pensarmos pela ótica do torcedor, aquele lugar que aquece o coração e a alma, que ficamos ansiosos para chegar no estádio, gritar e os sons ecoarem pela imensidão das arquibancadas. Gritos de glórias, apreensão e lágrimas na derrota, mas o principal lugar em que grandes histórias e memórias ficaram registradas. Para os jogadores, fica o encanto do Morumbi lotado e a conexão com a torcida, que ferve na alma e na bola no pé.


Se formos falar de histórias e lembranças, quantas marcas ficaram por lá. Dos craques, quem não lembra do Luís Fabiano, Rogério Ceni, Muricy Ramalho, Serginho Chulapa, Zetti e todos os jogadores que fizeram história.


O Tricolor do Morumbi foi campeão 19 vezes no Morumbi, sendo 2 vezes campeão da Libertadores 1992 e 2005 e Brasileirão em 2006 e 2007, e da Copa Sul-Americana em 2012, e 11 vezes campeão Paulista.


E somente um coração de torcedor São Paulino sabe o que realmente a nossa casa representa, e o abraço que é estar lá.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle