• Mariele Gasparin

80 anos de majestade

Aos cinco anos muitas crianças sonham em jogar futebol, idealizam ser como Neymar, Messi, Marta ou Pelé. Ah, o Pelé! O maior jogador de todos os tempos, tricampeão mundial, maior artilheiro da história do futebol, brasileiro, ídolo, inspiração.


Nesta sexta-feira (23), o craque brasileiro completa 80 anos. Pelé estreou pelo Santos aos 15 anos, no dia 7 de setembro de 1956, na mesma partida em que marcou o seu primeiro gol. Primeiro de muitos. Primeiro de mais de mil. Marcar mais de mil gols é para poucos, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, somente Pelé e Puskas chegaram a este feito.


foto: divulgação/fifa

Pelé é, até hoje, o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo, com 17 anos, em 1958 na Suécia. E foi nessa edição que o jogador começou a ser chamado, pelos franceses, de Rei do futebol. No total, ele marcou 95 gols com a camisa do Brasil e é o maior artilheiro da seleção masculina de futebol.


Pelé aposentou-se do futebol em 1977 em uma partida entre Cosmos e Santos, onde o jogador vestiu a camisa das duas equipes, jogando o primeiro tempo pelo Cosmos e o Segundo tempo pelo Santos. De acordo com o Livro dos Recordes, Pelé marcou exatamente 1281 gols durante a sua carreira.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle