• Alessandra Formagini

As crianças voltam para as quadras este ano?

Se de um lado o futsal adulto viabiliza sua volta para manter o ciclo de competições e manutenção da renda de pessoas envolvidas e o mercado econômico que o envolve, de outro lado há um outro aspecto da modalidade: as crianças, tão ou mais atingidas pelo isolamento social, também se perguntam sobre quando será o retorno às quadras.


Ansiosas, sem aulas e em casa a quase cinco meses, os mais jovens também ensaiam um retorno aos projetos de categoria de base. No Rio Grande do Sul, a Liga Gaúcha de Futsal recentemente realizou reunião sobre as competições das categorias de base. Com a participação de 35 clubes, foi definido o dia 10 de outubro para início dos jogos neste ano.


Ainda neste mês, um novo encontro virtual deve ser realizado dividido por categorias, do Sub-9 ao Sub-20, para a retomada das atividades. Enquanto isso, algumas cidades, dentro das possibilidades locais, já realizam o retorno dos treinos.


Foto: Pedro Borghetti

Um dos primeiros municípios a retornar foi Marau, através da Escola de Futebol Marau/AMF, no dia 16 de junho. No projeto, as atividades acontecem de forma individualizada, sem contato coletivo, com a higienização do local e uso de máscara. As atividades acontecem em espaço particular, conforme protocolo aprovado pelo Município.


De acordo com levantamento, também retornaram às atividades de base as cidades gaúchas de Candelária, Erechim, Nova Petrópolis e Sarandi, e de forma parcial Nova Prata e Caxias do Sul.


E, na sua opinião, as categorias de base também devem retornar ainda este ano?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle