• Alessandra Formagini

Brasileiros dominam Prêmio Futsal Awards

Atualizado: Out 14

Um dos mais conceituados prêmios do futsal mundial divulgou seus vencedores na última semana. Realizado pela revista Futsal Planet, o prêmio Futsal Awards anunciou os grandes ganhadores. E novamente o Brasil mostrou o porquê é tão respeitado na modalidade.


Os brasileiros dominaram a lista e, das dez categorias, cinco delas tiveram o primeiro lugar reservado para o país verde-amarelo. Os demais prêmios foram levados pela Espanha, em quatro categorias, e por Portugal, em uma categoria.


Foto: Ricardo Artifon/CBFS

Entre os destaques, pelo sexto ano seguido, Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. De um dos bairros mais humildes de Fortaleza, a atleta se destacou na modalidade e chegou à Seleção Brasileira. Ainda, conquistou todos os títulos possíveis, entre eles a Libertadores da América, a Copa das Campeãs e o 1º Mundial Interclubes Feminino. Atualmente, a brasileira está no Leoas da Serra, de Lages/SC.


Já na categoria masculina, o melhor jogador do mundo também é brasileiro. O catarinense Ferrão levou a premiação e interrompeu a sequência de cinco troféus do português Ricardinho. Atualmente, ele é pivô do Barcelona, da Espanha – eleita a melhor equipe do mundo.


O futuro também é promissor: Leonardo Caetano Silva, mais conhecido como Leozinho, foi eleito o melhor jogador jovem. Ele é ala do Magnus, de Sorocaba/SP. Já na defesa, o também brasileiro Higuita levou o prêmio na categoria melhor goleiro. Atualmente, ele atua no futsal do Cazaquistão.


Na categoria melhor seleção do ano, o Brasil desbancou Portugal, Espanha e Rússia. Apesar dos últimos resultados não tão positivos, como a perda em casa das Eliminatórias para o Mundial, a equipe verde-amarela levou a premiação, fechando as conquistas brasileiras.


Os demais prêmios foram para a Espanha, que faturou as categorias de melhor árbitro com Juan José Cordero, melhor goleira com Silvia Aguete, melhor treinador com Andreu Plaza e melhor equipe com o Barcelona. Ainda, Portugal venceu a categoria de melhor treinador de seleção, com Jorge Braz.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle