• Heloisa Gutierrez

Camisa de time é roupa de sair

Mais do que uma simples roupa, as camisas do uniforme dos clubes carregam uma história e uma tradição. Além disso, trazem um sentimento de aproximação com os jogadores, de união da torcida com as mesmas cores e também serve para o torcedor demonstrar toda a sua paixão pelo seu time estampada no peito.


É comum de se ver também, pais presenteando os seus filhos com a camisa do seu time amado, incentivando as crianças a torceram pelo mesmo e fazer isso ser parte da família. Trazem assim o costume de acompanhar os jogos juntos todo domingo pela tlevisão ou indo todos uniformizados aos estádios, ver de perto seu clube jogar.


foto: divulgação

As novas camisas de time de futebol sempre que são lançadas geram reações fortes e polêmicas, seja por muitas pessoas amarem aquele modelo ou por desgostarem. O fato é, toda temporada os jogadores e principalmente os torcedores, já esperam por qual será o novo estilo de camisa do seu clube, por qual será a nova cara para os próximos meses. Logo que a novidade é anunciada, os 'times' de torcedores que gostaram ou não já se dividem e se inicia uma discussão on-line nas redes sociais sobre esse assunto.


Embora o preço dos uniformes atualmente estar muito elevado e pouco acessível, sendo quase que impossivel comprar uma camisa oficial por menos de R$100 reais e elas não mudarem muito de um modelo para o outro. Os torcedores não deixam de comprá-las, buscam obter até a terceira camisa - que é por muitas vezes bem menos usada que a primeira e segunda, apenas pelo gosto de ter os produtos oficiais do seu tão amado clube. Há quem ame tanto essas camisetas que as colecionam, por anos, as dos seus times do coração e as mais diversas do mundo inteiro.


Para chegar no modelo final que é apresentada para o público, há um processo trabalhoso e minucioso. As marcas para estarem estampadas no clube pagam muito caro e querem transformar em um desejo do consumidor, para que alavanque seus lucros. O clube e a marca tem que trabalhar lado a lado e definir quais são as estratégias, quais são os princípios do time e qual a impressão que desejam passar, só a partir disso que os designs começam a ser planejados detalhe por detalhe.


Com tipos de padrões e formas variados, alguns tipos de uniforme são apresentados, passa por muita gente até ser aprovado de verdade. Sempre é levado principalmente em conta o manual do time que contém: a cor do escudo, os modelos anteriores e as tradições do clube, juntando todos esses pontos-chaves importantes a marca representante visa conseguir chamar a atenção dos torcedores, e que eles sintam orgulho e representados por aquelas peças de roupa.


As camisas de times, não são apenas camisas, elas têm o peso de uma história e representam suas conquistas, os seus títulos, os seus costumes e também a sua torcida. Cada uma é especial e do seu modo representam uma fase do time e se tornam clássicas e colecionáveis da sua maneira.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle