• Andressa Eloisa

Carta aberta para as minhas amigas boleiras

Posso falar sobre futebol. Posso falar sobre qualquer esporte!

Foto: REUTERS/Juan Ignacio Roncoroni

Esse texto poderia ser antigo, mas como estamos no mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, em que a figura feminina é destacada, talvez seja o momento exato de bater, mais uma vez, nessa tecla. No último domingo, tivemos a vitória da Ferroviária, que conquistou pela segunda vez a taça da Libertadores Feminina e precisamos sim, bater um papo sobre o lugar da mulher, dentro e fora de campo.


Infelizmente esse texto é baseado em fatos reais. Vamos aos velhos - e por que não dizer chatos - clichês que as mulheres escutam: “você sabe o que é impedimento?” “Sabe o nome dos jogadores?” “Quem é o técnico?” “Você sabe do que tá falando?”.


Queria entender em qual documento está regulamentado que futebol é exclusivo para o público masculino ou de onde surgiu essa ideia e o motivo de ainda ser reforçada nos dias atuais. Pois é, minhas amigas, poderia escrever uma lauda inteira com as coisas que escutamos e lemos apenas por sermos mulheres e gostarmos de futebol.


Fato é que esporte, seja ele qual for, não tem gênero, não tem raça, não tem classe social. Esporte a gente se identifica e pronto, é como um amor à primeira vista e quando você se dá conta, está esperando o fim de semana para não perder o jogo; não marca compromisso por conta do Brasileirão; passa raiva com as parciais do Cartola FC e por ai vai.


O que queremos? Polêmica nas redes? Não, nada disso. Só queremos respeito, seja ele de quem for e quando for. Quero que minhas amigas possam ver um clássico tranquilas no estádio, sem ouvir cantadas ridículas; quero que minhas amigas recebam comentários construtivos em seus vídeos sobre a escalação do Cartola; quero que minhas amigas parem de ler que não podem falar sobre futebol por que podemos falar sobre qualquer esporte e claro, podemos falar sobre futebol.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja nosso parceiro!

E-mail: futebolporelas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle