• Eduarda Porfírio

CBF anuncia calendário de retorno Brasileiro Feminino A1 e A2 para 2020

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicou na última sexta-feira (17), o calendário revisado para o retorno das competições femininas na temporada de 2020, com término previsto para 2021. Os campeonatos estavam paralisados em razão da pandemia de Covid-19, por isso, as datas foram modificadas.


(foto: CBF/divulgação

O Brasileirão feminino terá início em 26 de agosto e manterá o formato original, porém irá finalizar em 6 de dezembro, em vez de novembro, como anteriormente programado. Os clubes só voltarão a disputar os jogos a partir de 30 de agosto, porque a quinta rodada ficou em aberto devido a pandemia, deixando três confrontos (Corinthians x Ferroviária, Inter x Flamengo e Santos x Audax) para acontecer dia 26 desse mês.


A série A2 por outro lado, paralisou ainda na primeira rodada, tendo retorno previsto para 18 de outubro de 2020, com término em 31 de janeiro de 2021, sendo a única competição principal a se estender até o ano que vem. O certame também irá preservar o seu formato.


Volta das categorias de base

Além dos grupos principais, as categorias de base foram contempladas com datas para o regresso das disputas. O Brasileiro feminino Sub-18 inicia em 6 de janeiro de 2021 terminando um mês depois, em 28 de fevereiro. O Sub-16, no entanto, já começa em 2 outubro de 2020, com fim previsto para o dia 11 do mesmo mês.


O Festival Sul-Americano Conmebol etapa Brasil será entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. As disputas de base foram todas ajustadas conforme o calendário da Conmebol para os campeonatos sul-americanos femininos Sub-20 e Sub-17.


Calendário Brasileiro Feminino


Campeonato Brasileiro Série A1

Reinício: 26 de agosto (Término da 5ª rodada)

Final: 6 de dezembro

Formato: Grupo único em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final;


Campeonato Brasileiro Série A2

Reinício: 18 de outubro (Término da 1ª rodada)

Final: 31 de janeiro de 2021

Formato: 6 grupos de 6 clubes, jogam em turno único dentro do grupo. Avançam para a 2ª Fase os 16 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo e os 4 melhores terceiros), que jogam em sistema eliminatório, de ida e volta, até a final;


Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18

Início: 6 de janeiro de 2021

Final: 28 de fevereiro de 2021

Formato: 6 grupos de 4 clubes, com os clubes jogando em ida e volta dentro de cada grupo; os 8 melhores avançam e formam 2 grupos de 4 clubes, jogando em turno único dentro do grupo; os 4 melhores avançam e jogam semifinal e final em sistema de ida e volta;


Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16

Início: 2 de outubro

Final: 11 de outubro

Formato: 3 grupos de 4 clubes jogando dentro do próprio grupo em turno único. O líder de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal. A final e semifinal serão disputas em jogos únicos;


Festival Sul-Americano Conmebol Sub-14 - Etapa Brasil

Início: 14 de dezembro

Final: 20 de dezembro

Formato: 2 grupos de 4 clubes jogando dentro do próprio grupo em turno único, em sistema de pontos corridos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as fases de semifinal e final, também disputadas em jogos únicos.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle