Clássicos irão movimentar o retorno do Gauchão

Nesta semana, o Campeonato Gaúcho retorna após 126 dias de paralização. A competição que voltará com clássicos emblemáticos do futebol gaúcho (BraPel, GreNal, Caju e do Vale), terão as suas partidas sendo realizadas com portões fechados.


No início da noite de ontem (18), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, realizou uma videoconferência com os clubes. No encontro, os 12 times que disputam a elite do Gauchão votaram à favor da continuidade do campeonato. Apesar disto, a federação terá uma "dor de cabeça". Isso porque apenas três cidades possuem a permissão para a realização dos jogos: São Leopoldo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.


(foto: Jô Folha/Diário Popular)

O primeiro clássico que vai abrir a quarta rodada do 2º turno do Gauchão será o Bra-Pel. O duelo entre Brasil e Pelotas será realizado às 19h da quarta-feira (22). A apreensão que os torcedores do Lobo sofreram no primeiro turno, continua. Terceiro colocado do A, o Pelotas conquistou apenas quatro pontos. No duelo diante do São Luíz (que aconteceu em março), o áureo-cerúleo foi goleado por 4 a 2. O Brasil de Pelotas também vive uma má fase. Último colocado do grupo B, o Xavante também conquistou quatro pontos. No último jogo, o rubro-negro venceu o São José por 1 a 0.


O histórico do Bra-Pel

O primeiro duelo entre Brasil e Pelotas aconteceu em 20 de abril de 1913 - com uma viória por 5 a 0. Existe registros de que na data, foram realizados duas partidas. O primeiro com os titulares e o segundo com os reservas, onde novamente o Pelotas saiu triunfante, desta vez por uma vitória de 8 a 2.


O Bra-Pel é um dos principais clássicos do interior do Rio Grande do Sul. Em 363 jogos, o Brasil de Pelotas venceu 128 enquanto isso, o Pelotas obteve 111 - o empate se fez presente em 124 jogos.


GreNal

(foto: Marco Favero / Agencia RBS)

Após o prefeito Nelson Marchezan Jr vetar a realização do GreNal no estádio Beira-Rio. O confronto tem como destino o estádio Centenário, em Caxias do Sul, a partida está marcada para quarta-feira (22), às 21h30.


No primeiro turno, o Grêmio acabou sendo derrotado pelo Caxias na final. Mas desta vez, o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho quer fazer a diferença. Já o Colorado não quer tropeçar novamente e almeja o título que não conquista há dois anos.


O clássico completou 111 anos no último sábado (18). De 1909 a 2020, foram realizados 424 jogos, sendo 133 vitórias do Grêmio, 135 empates e 156 vitórias do Internacional.


Pelo Campeonato Gaúcho, o Colorado venceu 56 jogos, houve 63 empates e o Grêmio obteve 49 vitórias. Pelo Brasileirão, a vantagem é gremista com 23 vitórias, 16 empates e 19 triunfos do Colorado.


CaJu

foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude

Na quinta-feira (23), o clássico CaJu dá a continuidade a rodada. O duelo entre Caxias e Juventude será às 11h no estádio Alfredo Jaconi. O último clássico realizado em 2019 pelo Campeonato Gaúcho, foi de vitória do Caxias, que venceu por 3 a 0.


O primeiro encontro realizado entre as duas equipes foi registrado em 4 de agosto de 1935, onde o Caxias (que na época se chamava Flamengo) venceu o Juve por 3 a 1. De lá pra cá, as duas equipes se enfrentaram em 283 oportunidades - onde o Juventude venceu 95 jogos e o Caxias 93. As duas equipes empataram em 95 oportunidades.


Clássico do Vale

foto: Digue Cardoso/divulgação

Ás 21h30, a bola rola para Novo Hamburgo e Aimoré. Apesar disto, o confronto de número 91º do Clássico do Vale ainda não tem local definido, isto porque, o Comitê de Emergência Municipal, criado para atuar na pandemia, vetou a realização de jogos de futebol no município.


No histórico do clássico, o Noia mantém a vantagem. Dos 90 jogos que foram realizados, o Anilado venceu 39 vezes, perdendo apenas 18 e empatando outros 33 jogos.


O campeão do Gauchão de 2017, integra o grupo A e segue na cola do líder Internacional. Com três pontos, o Novo Hamburgo busca manter um bom retrospecto e para isso, terá que vencer o Aimoré - quinto colocado do Grupo B e com cinco pontos conquistados.


Confira a 4ª rodada:

Quarta-feira (22/07)

• Ypiranga x Esportivo (17h);

• Pelotas x Brasil (19h);

• Internacional x Grêmio (21h30);


Quinta-feira (23/07)

• Juventude x Caxias (11h);

• São Luiz x São José (19h);

• Novo Hamburgo x Aimoré (21h30).

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle