Copinha: uma competição para revelar jogadores
Atualizado: há 4 dias
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a maior competição que reúne as categorias de base no Brasil. A Copinha, como é carinhosamente conhecida, também abre o calendário da bola no país.
Mas além do título, os jogadores também buscam por uma oportunidade que pode ser a porta de entrada dos jovens em grandes clubes. Jogadores como o meio-campista Kaká, e os atacantes Gabriel Jesus e Vinicius Junior, são alguns craques que participaram da competição.

O volante Henrique Schwarzer participou da Copinha em 2010, quando defendia o Guarani de Campinas (SP). Aos 27 anos, o jogador vê na competição um desafio para os novatos.
"Foi uma experiência marcante pela repercussão que tem, e sempre tem uma grande visibilidade".
E foi através da competição que Henrique assinou com o Paraná. "Após a disputa, surgiu algumas propostas. Na sequência assinei com o Tricolor da Vila. A conclusão que tive na época é que muita gente tem o sonho de ser jogador, e que a Copa São Paulo é o grande filtro que pode determinar a sequência ou não de um atleta profissional de futebol", enfatiza Henrique.
Atualmente o jogador defende a camisa do Ypiranga de Erechim (RS). No Canarinho, Henrique integrou o elenco que conquistou o título da Divisão de Acesso de 2019. A conquista encerrou dois anos difíceis que o time gaúcho enfrentou na competição, e decretou o retorno do Ypiranga na elite do futebol gaúcho.
Confira os jogos desta quinta-feira na Copinha:
14h45: União Mogi x Juventus (MyCujoo)
17h: Ituano x Vilhenense (MyCujoo)
17h: Grêmio x Real DF (SporTV)
18h: Sertãozinho x Penapolense (MyCujoo)
19h15: Fluminense x Socorro (SporTV)
19h15: Ferroviária x Petrolina (MyCujoo)
20h15: Goiás x Confiança (MyCujoo)
21h30: Palmeiras x Rondonópolis (SporTV)
As partidas da Copinha serão transmitidas pelo canal da Federação Paulista de Futebol (FPF), MyCujoo e também pelo SporTV.