• Bianca Lodi

Dia do Goleiro: relembre os brasileiros que fizeram história

Atualizado: Jul 24

Neste domingo (26), comemora-se o dia do goleiro, uma das posições mais importante do jogo, a defesa do gol. Este que muitas vezes é visto como herói ou vilão diante dos resultados. Vamos relembrar alguns brasileiros que marcaram a história na posição.


Rogério Ceni

Rogério Ceni, reconhecido como mito pela torcida do São Paulo e um dos goleiros com mais recordes na posição. Entre os marcos históricos está os dois gols feitos em uma mesma partida contra o Inter de Limeira, em 1999, pelo Paulistão. Sendo um de falta e outro de pênalti.


Ceni é o jogador que mais vestiu a camisa do São Paulo na história do futebol mundial, sendo 25 anos ininterruptos, batendo o recorde com 1117 partidas.


O histórico continua, ele também é o maior goleiro-artilheiro, com 133 gols marcados ao longo de sua trajetória até a sua aposentadoria. Alcançou a marca de 100 gols, em 27 de março de 2011, no Campeonato Paulista, contra o Corinthians, jogo no qual acabou 2 a 1 para o tricolor paulista. Este também é o que mais vezes foi capitão de uma mesma equipe e que mais venceu por um mesmo clube na história.


Marcos Roberto Silveira

Marcos Roberto, mais conhecido como Marcos, é um dos maiores ídolos na história do Palmeiras. O jogador recebeu o apelido de “São Marcos” após a defesa do chute de Marcelinho Carioca na disputa de pênaltis contra o Corinthians e consagrou o apelido diante da torcida palmeirense com suas defesas milagrosas.


Em 2002, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002 sendo o único jogador da Seleção a não ser substituído em toda a competição pelo técnico Felipão.


Marcos também bateu o recorde de goleiro que mais defendeu cobranças de pênaltis na Libertadores. Diante de sua trajetória memorável no Palmeiras, o goleiro teve muitas homenagens por parte do time paulista, além de seu filme 'Santo Marcos', lançado em 2013, ele foi nomeado embaixador do Palmeiras.


Dida

Nelson de Jesus da Silva, mais conhecido como Dida e também reconhecido como rei dos pênaltis pelos torcedores. Passou por grandes clubes, ficou eternizado na história do Corinthians, Cruzeiro, Milan, Vitória, Internacional, Grêmio e Seleção Brasileira.


Conquistou o tricampeonato brasileiro pelo Corinthians, e ganhou o coração dos corinthianos ao defender dois pênaltis batidos pelo craque Rai, jogador do São Paulo, na Semifinal.


Dida também foi um dos principais nomes na conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira, em 2002, no Japão. Além disso, fez história no time italiano, Milan. Conquistando a Super Copa Européia de 2003 e 2007, a Liga dos Campeões de 2002 e 2006, e o Mundial de Clubes da FIFA em 2007.

Gylmar dos Santos Neves

Gylmar dos Santos, mais conhecido como Gilmar, fez história em grandes clubes paulistas, entre eles Santos e Corinthians, e pela Seleção Brasileira.


No Corinthians, o goleiro fez história ao conquistar quatro títulos do Paulistão, sendo os de 1951, 1952 e 1954, e o Rio-São Paulo de 1954.


No Santos, é reconhecido como um dos melhores goleiros na história do time. O goleiro foi campeão mundial duas vezes pelo time Alvinegro Praiano e fez 331 jogos pelo clube, no qual ganhou 18 títulos oficiais e superou situações desafiadoras, como nas vitórias sobre Penãrol e Boca Juniors, ambas fora de casa, nos títulos da Copa Libertadores de 1962 e 1963.


Jogou ainda 103 partidas pela Seleção Brasileira, e conquistou o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo em 1958. Na sequência em 1962, repetiu o feito e levantou sua segunda taça na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.


Taffarel

O famoso bordão de Galvão Bueno, "Vai que é sua Taffarel", é a memorável menção ao ídolo da Seleção Brasileira, Cláudio Taffarel, pelos torcedores. Considerado um dos melhores goleiros do futebol brasileiro, soma, pelo Brasil, 104 jogos oficiais, além de seis jogos pela seleção Olímpica e quatro pela seleção do Pan americano, somando 123 jogos. Participou de três Copas do Mundo, 1990, 1994 e 1998, e foi uma das principais peças do tetracampeonato brasileiro.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle