"Doe uma bola": campanha tem objetivo de incentivar e apoiar meninas no esporte

Descobertas, aprendizados e também sonhar com o futuro faz parte da infância das crianças. Mas em um país tão desigual como o Brasil, nem todas as crianças têm a oportunidade de desenvolver os seus talentos e a chance de começar a traçar o seu futuro.


Buscando fazer a diferença, no mês das crianças, uma iniciativa surgiu em prol do futebol feminino. A vaquinha on-line "Apoie uma Menina no Esporte", tem o objetivo de apoiar e incentivar os projetos sociais, os clubes e também as escolinhas que trabalham no desenvolvimento da modalidade.


A publicitária Laura Vieira é uma das integrantes do projeto Copa é Copa - idealizador da campanha que vem sendo realizada em parceria com Aira Bonfim - historiadora do esporte e especialista em futebol feminino. "A iniciativa surgiu em uma reunião de alinhamento que costumamos fazer, onde percebemos que precisávamos de alguma ação que fosse além da produção de conteúdo em nossas redes".


As doações serão convertidas em materiais esportivos que serão entregues pessoalmente às instituições beneficiadas. Outro ponto importante, é que existe a possibilidade de outros projetos se cadastrarem em um formulário que está disponível no site em que a vaquinha está sendo realizada.


"Aproveitamos o mês das crianças para realizar uma campanha que de fato ajudasse meninas no esporte, entendendo que existe um estereótipo de que meninas nunca ganham bolas de futebol, apenas por serem meninas" - destaca Laura

A campanha que será encerrada no último dia de outubro é mais uma das iniciativas de "estimular a partipação e a ajuda das pessoas que acreditam no futebol feminino. Também damos oportunidade para que elas se sintam pertencentes do movimento, fazendo parte da transformação através de sua contribuição. Campanhas como a nossa são fundamentais para trazer para o centro do debate a inserção de meninas no futebol e incentivá-las através de entregas tangíveis, como: bolas de futebol, uniformes, chuteiras, entre outros", salienta a publicitária.


Copa é Copa

O projeto Copa é Copa surgiu em 2019 com a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino que foi realizado na França. De acordo com Laura, a ideia começou em um bar ao lado das amigas Flávia Schmidt, Gabriela Bento e Larissa Rocha. "A Copa do Mundo estava acontecendo e não tinha nenhuma mobilização da torcida. Foi aí que nascemos. Afinal, Copa é Copa, independente de gênero".


Uma das ações realizadas pelas jovens que integram o projeto foi pintar a rua e também espalhar lambes pela cidade. "Também realizamos a cobertura em tempo real dos jogos, e mobilizamos a torcida. A galera gostou e o resultado foi tão bom que começamos a debater temas do universo esportivo nas redes sociais", destaca.



Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle