• Karoline Tavares

Eternamente Maradona

Muito além do futebol. Para quem não sente o esporte como nós, essa frase não representa nada. Só que quem entende de verdade o sentimento sabe que aquilo que rola nas quatro linhas do gramado é apenas uma parte do que o futebol realmente significa. Futebol é alegria, é representatividade, é paixão.



Foto: AFA


Paixão que atravessou a vida de uma lenda: Diego Armando Maradona Franco. No dia 25 de novembro, o mundo do esporte parou para sentir o luto e homenagear D10S, el Diez, el Pibe de Oro, Pelusa, Dieguito. De 1976, quando deu os pontapés iniciais na carreira no Argentinos Juniors, de Buenos Aires, até 2001, quando encerrou a carreira no Boca Juniors, Maradona foi herói e vilão.


Polêmico que só ele, mas significativo dentro dos gramados, sofreu quando não foi convocado para a conquista do primeiro título mundial da Argentina em Copas, em 1978, mas atingiu a glória ao ver o mundo reverenciá-lo na conquista do bi, em 1986. A nível de clubes, divide o título de divindade entre Argentina e Itália. No país europeu, a passagem pelo Napoli deu mais do que certo. O time tradicional, mas sem títulos expressivos, viveu o apogeu de sua história junto com Maradona: foram dois Italianos, uma Copa Itália e uma Copa Uefa.


Poderia passar o dia inteiro aqui escrevendo sobre as conquistas de Diego. Nome que, inclusive, pela influência de Maradona, pipocou do final dos anos 1980 ao começo dos anos 1990. Meu primo, por exemplo, nascido em 1987, se chama Diego justamente por esse motivo. E ainda tem quem ache que a paixão pelo futebol e seus ídolos e besteira, ne?


Lendas nunca morrem, apenas se despedem momentaneamente. O sofrimento do povo argentino e dos habitantes de Napoli e o luto enfrentado pelo esporte mundial ainda vão doer por um tempo. Talvez, demore um pouco para passar. Mas o legado deixado pelo craque de bola e pela pessoa que tanto amou e contribuiu para o futebol ao longo dos 60 anos de vida vai ficar para sempre, para os saudosos e para quem ainda vai vir para este mundo. Gracias por todo, Don Armando.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle