Euro 1984: os anfitriões conquistam o título inédito

Atualizado: Jul 24

Os jogos da Eurocopa de 1984, foram realizados em sete cidades francesas: Paris, Marselha, Lyon, Saint-Étienne, Lens, Nantes e Estrasburgo. A competição também sofreu algumas alterações na fórmula de disputa - diferente do que havia acontecido na edição anterior, desta vez, haveria a disputa da semifinal, onde as duas primeiras seleções de cada grupo se classificariam, e a decisão pelo 3º lugar foi extinta.


O grupo A foi composto pela França, Dinamarca, Bélgica e Iugoslávia. Já no grupo B, Espanha, Alemanha Ocidental, ao lado das estreantes Portugal e Romênia.


Após o término da fase de grupos, França e Dinamarca garantiram as suas classificações. Enquanto no grupo B, a Espanha e Portugal avançaram. Nas semifinais, o primeiro confronto aconteceu enfre os anfitriões e Portugal. O duelo que foi realizado em Marselha contou com a presença de mais de 54 mil torcedores, que comemoraram a vitória da seleção francesa por 3 a 2 - com gols marcados por Domergue (2) e Platini.


O confronto entre Espanha e Dinamarca aconteceu em Lyon. E após um empate em 1 a 1 no tempo normal de jogo, o finalista foi conhecido nas penalidades. Os espanhois converteram os cinco pênaltis. Os dinamarqueses assinalaram quatro conversões, e na última cobrança de Elkjaer, acabou isolando.


Platini na cobrança que resultou o primeiro gol da França

A final entre França e Espanha aconteceu no dia 27 de junho, no Parc des Princes. Com um primeiro tempo morno, a rede so balançou no 2º tempo. Depois de ter uma falta marcada a favor dos franceses na entrada da área espanhola, Platini cobrou rasteiro, e o goleiro Luis Arconada tentou encaixar, mas acabou deixando a bola passar por baixo de si. Um frango que dava a vantagem aos anfitriões.


Buscando o empate, a Espanha acabou cedendo um contra-ataque mortal, e coube a Bruno Bellone marcar o segundo gol, para a festa dos franceses que estavam presentes no estádio.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle