Euro 1988: o renascimento da Holanda

Atualizado: Jul 24

A oitava edição da Eurocopa foi realizada na Alemanha Ocidental - após o país germânico vencer a disputa diante dos ingleses. A competição teve oito cidades-sedes: Munique, Gelsenkirchenn, Hamburgo, Frankfurt, Düsseldorf, Hanôver, Estugarda e Colônia. DIferente do que aconteceu nas edições de 1980 e 1984, o campeonato de 1988 não sofreu alterações.


Entre as oito equipes, a estreante da vez foi a seleção da Irlanda - que integrou o grupo B ao lado da União Soviética, Holanda e Inglaterra. O grupo A foi composto por Alemanha, Itália, Espanha e Dinamarca.


Na fase de grupos, Alemanha e Itália foram às semifis pelo grupo A e União Soviética e Holanda pelo B.


Em Hamburgo, a Holanda despachou a bicampeã, Alemanha. Com gols de Koeman e Van Basten, os holandeses venceram a partida por 2 a 1 - e aguardavam o vencedor do outro duelo, entre Itália e União Soviética para descobrir quem seria o seu rival na grande final.


O confroto entre italianos e soviéticos foi realizado em Estugarda, com gols de Lytovchenko e Protasov, a União Soviética venceu a Itália de Roberto Mancini.


A final da Euro de 88 foi realizada no estádio Olímpico em Munique. Com a presença de mais de 70 mil torcedores, os alemães assistiram a uma partida movimentada, mas com a força que só os holandeses conhecem. Sem dar brecha aos adversarios, a Holanda abriu o placar com Gullit ainda no primeiro tempo. E no início da segunda etapa, Van Basten decretou o resultado final: União Soviética 0 x 2 Holanda.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle