• Bianca Lodi

Futebol Brasileiro: clubes retomam atividades

Atualizado: Jul 24

O futebol brasileiro está retornando aos poucos. Ainda não tem uma data definida para o retorno de alguns campeonatos, mas muito se foi discutido nesses últimos dias. Três meses de quarentena e após um controle muito mal feito pelos governantes, o futebol está previsto para retornar assim como os shoppings, e vai voltar.


Na capital paulista, os treinos iniciam na próxima quarta-feira (01). Os últimos dias de junho foram na maioria dos clubes com testes clínicos, físicos e fisiológicos. Para essa retomada, os médicos dos times paulistas se reuniram e elaboraram um protocolo com uma série de medidas para o retorno com segurança e será a base do atual momento. São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras, defendem o retorno do Paulista apenas em agosto.


No Rio de Janeiro, a federação aprovou a retomada do campeonato carioca, e neste domingo (28), quatro jogos foram realizados. Além disso, segundo publicação no Diário Oficial, na sexta-feira, foi autorizado a volta do público aos estádios de futebol a partir do dia 10 de julho. Neste retorno, os estádios vão poder receber 1/3 de sua capacidade, com distanciamento de 4m² por pessoa e vendas de ingresso somente online.


No Nordeste e no Rio Grande do Sul, os jogos poderão retomar a partir da primeira quinzena de julho após o protocolo aprovado. Já em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) prevê o retorno para 8 de julho.


Já os times de Pernambuco retomaram os treinos no dia 15 de junho, mesmo com o estado registrando 42 mil pessoas infectadas. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou o seu protocolo médico para a retomada do Campeonato Pernambucano, e projeta retomar a competição no dia 5 de julho, caso haja a liberação por parte do Governo do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deve dar um retorno sobre a data de retomada ainda nesta semana. 


Em Minas Gerais, a competição irá retomar a partir de 26 de julho.


foto: divulgação

Entretanto, os clubes paulistas estão preocupados com o desempenho dos times no Campeonato Brasileiro, visto que pela proposta da CBF, o inicio poderá ser no dia 9 de agosto. Na teoria, os times que já iniciaram seus campeonatos estaduais terão "melhor" eficiência. Este cenário de controvérsias e liberações, é reflexo da falta de política pública no Brasil e a má gestão do atual cenário de pandemia no Brasil.


Diante deste cenário, há um medo por trás desse retorno incerto e muitas dúvidas. Entre eles, como será a adaptação ao novo futebol, assim como falamos de um novo normal. O primeiro passo do futebol serão os treinos, ainda que alguns jogadores conseguiram manter em casa, e que talvez seja a menor dificuldade, poderá refletir com impactos nos jogos. A prática técnica do jogo será um dos grandes desafios e preocupação.


Com a retomada e as dificuldades com a falta de jogos e treinos, os times poderão ter uma queda de uma boa administração técnica. Podendo ter maior facilidade para times como Flamengo e Santos, que estavam com uma boa estrutura de jogos desde ano passado. Outro ponto a ser observado como indicador na retomada serão as lesões, visto que a probabilidade é ainda maior devido ao longo tempo sem exercerem o futebol em campo.


Entre as especulações, podemos ser surpreendidos com uma boa preparação dos clubes nesse tempo parado. Alinhado com treinos em casa e comunicação com o treinador. Como referência, a Alemanha voltou com os jogadores com bom desempenho fisicamente nos jogos. Mas eles tiveram uma preparação a longo prazo para o retorno, diferente do Brasil que já prevê um retorno imediato.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle