Grêmio vence e conquista o 2º turno do Gauchão
O Grêmio garantiu a sua classificação na final do Campeonato Gaúcho ao vencer o Internacional na noite desta quarta-feira (5). Com gols de Maicon e Isaque, o Tricolor conquistou a Taça Francisco Noveletto. As datas das duas partidas da final ainda serão definidas pela Federação Gaúcha de Futebol.
O jogo
O início da partida foi de ataque colorado. A primeira investida dos visitantes aconteceu com Guerrero, que encontrou Edenílson. O camisa 8 recuou para Marcos Guilherme, que no momento do cruzamento, Alisson afastou. Os donos da casa tentaram responder com Maicon em um longo cruzamento, mas Fuchs estava atento e recuou para Marcelo Lomba. O Colorado assustou Vanderlei com um belo chute de Guerrero.
A chance mais clara de gol para os gremistas aconteceu em uma tabelinha de Orejuela com Alisson, que arriscou o chute e a bola passou a direita do camisa 1. Aos 16 minutos, mais uma investida de Orejuela pelo lado direito. Após ter deixado Cuesta para trás, o lateral adentrou a grande área, e cruzou rasteiro, a bola acertou Lomba e sobrou para Rodinei que afastou.
Rodinei também levou perigo ao gol defendido por Vanderlei. Depois de um passe de Marcos Guilher, o lateral dominou e de esquerda chutou, obrigando o camisa 1 a espalmar para fora da área.
Com um jogo equílibrado, Grêmio e Internacional tentavam encontrar espaços em campo. O Colorado voltou a atacar com Marcos Guilherme, que mandou à direita. Já os gremistas, arriscaram com Matheus Henrique, que finalizou à direita do gol de Marcelo Lomba. No minuto seguinte, mais uma oportunidade criada pelos gremistas, desta vez com Everton Cebolinha.
Nos minutos finais do 1º tempo, o Grêmio manteve a pressão e teve oportunidades com Maicon, Cebolinha, Diego Souza e novamente com Éverton. Aos 50 minutos, Galhardo adentrou a grande área, tentou o chute que acabou desviando de Vanderlei. Boschilia tentou a sobra, mas a bola saiu para tiro de meta.
No 2º tempo, Guerrero tentou a primeira arriscada, garantindo uma laetral ao seu favor. Na cobrança de Rodinei, Cortez afastou. O Grêmio teve um escanteio marcado, na cobrança de Jean Pyerre, Galhardo desviou.

Aos 4 minutos, Cebolinha construiu uma jogada pelo lado esquerdo e cruzou em direção a grande área. Diego Souza tentou o cabeceio e acabou escorando, a bola sobrou para Maicon, que livre da marcação abriu o placar na Arena: Grêmio 1 x 0 Internacional.
O gol não abalou o Colorado, que respondeu com Boschilia, que deixou para trás os zagueiros Pedro Geromel e Walter Kannemann. Guerrero cruzou para Thiago Galhardo, que sem goleiro, acabou perdendo a chance. O Inter voltou a arriscar novamente com Galhardo, que desviou de cabeça e mandou acima da trave.
A vantagem gremista foi ampliada com Isaque - que marcou o seu primeiro gol no profissional e em um clássico. Mas após o gol, mais uma cena lamentável foi registrada. Após Patrick e Orejuela se estranharem, Vuaden aplicou o cartão vermelho e também advertiu os técnicos Renato Gaúcho e Eduardo Coudet com o cartão amarelo.
Com a vitória por 2 a 0, o Grêmio enfrenta o Caxias para definir o campeão do Gauchão de 2020.