Grêmio x Palmeiras: duelos emblemáticos nos mata-matas da Copa do Brasil

Grêmio e Palmeiras irão disputar uma das taças mais cobiçadas do futebol nacional: a Copa do Brasil. E neste domingo (28), os times se enfrentam no primeiro jogo da grande final. Com duelos emblemáticos que movimentaram a década de 90, o confronto entre paulistas e gaúchos é uma das rivalidades mais tradicionais do futebol e na Copa do Brasil, o reencontro vai acontecer pela sexta vez.


1993: o primeiro encontro

foto: divulgação

Campeão em 1989, o Grêmio buscou o bicampeonato em 1993. E nas quartas de final o Tricolor enfrentou o Palmeiras. No primeiro duelo realizado no Pacaembu, um empate em 1 a 1 - os gols foram marcados por Edmundo e Gilson. Já no jogo de volta, o Estádio Olímpico foi o palco de um jogo dramático e com nervos a flor da pele. Após mais um empate em 1 a 1,a decisão foi para as penalidades, onde o Grêmio levou a melhor por 7 a 6 e se classificou à grande final.


1995: a rivalidade na Copa do Brasil e Libertadores da América

O ano de 1995 foi determinante para aumentar a rivalidade entre Grêmio e Palmeiras. Tudo começou na Copa do Brasil. Mas desta vez, os duelos embalaram as oitavas de final. Como já era de se esperar, o empate aconteceu nas duas partidas: no primeiro jogo, 1 a 1 já no jogo de volta 2 a 2 - como o segundo duelo foi realizado em São Paulo, os gaúchos puderam comemorar a vaga às quartas de final pelo critério do gol marcado fora de casa.


Os ânimos pós partida mal tinham esfriado e os times já iriam se reencontrar, desta vez pela Libertadores da América. Podemos dizer com propriedade que os dois jogos pelas quartas de final foram cruciais para que a rivalidade aumentasse. No Olímpico um Grêmio imponente e um massacre por 5 a 0. Resultado quase que impossível de se reverter, porém, no futebol tudo é possível e no jogo de volta, o Palmeiras venceu por 5 a 1, mas o gol de Jardel salvou os gaúchos e garantiu a classificação à próxima fase.


1996: Palmeiras garante a classificação

Os torcedores palmeirenses puderam comemorar a classificação diante dos gremistas em 1996. Pela semifinal, o primeiro encontro foi realizado na casa do Verdão, onde os paulistas saíram vitoriosos por 3 a 1. Em Porto Alegre, o Grêmio garantiu a vitória por 2 a 1, mas a comemoração foi do Palmeiras - que na grande final da Copa do Brasil enfrentou o Cruzeiro e acabou garantindo o vice-campeonato na competição.


2012: Luxemburgo x Felipão - o duelo emblemático dos técnicos

Comandando o time do técnico na década de 90, Felipão conquistou os principais títulos gremistas na década. Mas em 2012, o gaúcho comandava o Verdão. Enquanto Luxemburgo busca fazer história no Tricolor Gaúcho. Dentro das quatro linhas quem saiu vitorioso foi Felipão - que no Olímpico venceu por 2 a 0 e na Arena Barueri, o empate em 1 a 1 coroou a classificação à final e garantiu a tão sonhada taca diante do Coritiba.


2016: o pentacampeonato do Grêmio após 15 anos

O último encontro de Grêmio e Palmeiras na Copa do Brasil aconteceu em 2016 nas quartas de final. Os gaúchos buscando encerrar 15 anos de jejum na competição e os paulistas querendo o seu quarto título na competição. O primeiro encontro foi realizado na Arena do Grêmio e o Imortal venceu o Verdão por 2 a 1. No duelo de volta, realizado no Allianz, o empate em 1 a 1. E no final, o pentacampeonato gremista diante do Atlético Mineiro.


E aí, pra quem vai a sua torcida no primeiro duelo deste domingo?

Posts recentes

Ver tudo

Seja nosso parceiro!

E-mail: futebolporelas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle