Gurias Coloradas: Julia, a coragem em campo

Atualizado: Out 21

Com um currículo recheado de títulos e conquistas individuais, a meio-campista Julia Daltoé Lordes vem se destacando com as Gurias Coloradas. Mas além dos títulos que foram conquistados com o clube gaúcho, a jovem também tem uma carreira vitoriosa na Seleção Brasileira de base.


Julia chegou ao Internacional em 2018 (Foto: Fernando Jacondino)

Atualmente, a meio-campista disputa a sua terceira temporada com a camisa colorada. Mas quem vê a velocidade e os golaços que são marcados em campo, não imaginam que a jovem que nasceu em Encantado (cidade localizada a 144 quilômetros de Porto Alegre), precisou enfrentar a distância dos pais para realizar o seu maior sonho: ser jogadora de futebol.


Das quadras para o campo

Os primeiros chutes foram dados quando Julia tinha apenas sete anos. Em quadra, a gaúcha iniciou nas posições de fixo e ala. Aos 12 anos, a atleta realizou um teste na Chapecoense, com a aprovação surgiu a maior dificuldade, morar sozinha.


"Foi uma decisão muito difícil. Era nova e dependente dos meus pais, mas consegui superar isso, e hoje vejo que valeu a pena. A maior dificuldade foi ficar longe dos meus pais. Era filha única e isso foi bem triste pra mim. Pensei em desistir devido a distância e a saudade que tinha de casa", destaca a jogadora.

Defendendo a Chape, a jovem retornou para Encantando onde disputou a Copa Encantando. E foi no confronto diante das Gurias Coloradas, que o Internacional realizou uma proposta.



O futebol feminino no país do futebol

Quando falamos de futebol feminino, o Internacional é um dos destaques da modalidade. O clube gaúcho teve o seu primeiro time feminino em 1983. Entre idas e vindas, a retomada aconteceu em 2017.


A chegada de Julia no elenco do Internacional aconteceu em 2018 - quando a jovem começou a escrever um novo capítulo em sua história, desta vez no profissional. Com a camisa do Colorado, conquistou dois títulos no Gauchão sub18.


Julia ergue a taça conquistada pelas Gurias Coloradas em 2019 (Foto: Mari Capra/Internacional)

No ano seguinte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou a primeira edição do Brasileirão Feminino Sub18, onde Julia e suas companheiras de equipe fizeram história ao conquistar o título - após um empate em 1 a 1 diante do São Paulo no Pacaembu.


Para Julia, houve uma melhora da modalidade no país. "Os times estão investindo e acreditando cada vez mais. Estão vendo como o futebol feminino é bonito e como está crescendo no Brasil e no mundo". Outro ponto destacado pela meio-campista é sobre o machismo. "Nunca tive uma situação concreta. No dia a dia a gente enfrenta, quando ouvimos que futebol não é pra mulher, a trave é muito grande. Lidamos isso muito bem, pois nos jogos a gente mostra que não é bem assim", salienta a jogadora.


Ainda na temporada anterior, Julia também conquistou mais um título. Desta vez, o Campeonato Gaúcho. A taça veio em uma final disputada diante das rivais do Grêmio. Com a goleada por 4 a 2, as Coloradas conquistaram o sétimo título na competição e também encerraram o estadual com a melhor campanha.


Gurias Coloradas no Brasileirão Série A1

Se na temporada passada, as gaúchas foram eliminadas nas quartas de final. Neste ano, as Gurias querem conquistar a taça inédita a competição.


No Brasileirão, o campeonato foi interrompido dia 15 de março, quando os jogos da 5ª rodada estavam sendo disputados - com isso, as gaúchas não enfrentaram o Flamengo (já que a partida estava marcada para ser realizada na segunda-feira). Com a paralisação, as jogadoras que integram o elenco, continuam realizando as atividades em casa, e com todos os cuidados necessários. "Estamos com uma expectativa muito boa. Vínhamos treinando forte e agora na quarentena continuamos, quando voltarmos temos certeza que estaremos bem preparadas".



Títulos conquistados por Julia:

  • Sul-americano escolar (1 título);

  • Sul-americano com a Seleção Brasileira Sub17 (1 título);

  • Campeã brasileira escolar (7x);

  • 4º lugar mundial escolar República Tcheca;

  • Campeã Torneio Brica África do Sul - Seleção Sub17;

  • Estadual Catarinense bub13 (1 título);

  • Estadual Catarinense sub15 (2 títulos);

  • Estadual Catarinsense sub17 (1 título);

  • Estadual escolares (5x);

  • Moleque Bom de Bola (1 título);

  • Gauchão sub18 (2 titulos);

  • Brasileirão sub18 (1 título);

  • Gauchão (1 título).

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle