Gurias Coloradas: Leidi, determinação em campo

Atualizado: Jan 16

As torcedoras coloradas que acompanham o futebol feminino, sabem da determinação da lateral-direita, Leidiane Machado. Mas poucos conhecem a trajetória da jogadora de 26 anos.


Defendendo a camisa das Gurias Coloradas desde 2017, a lateral deu os primeiros chutes em 2010, quando tinha 16 anos. Na época, a gaúcha treinava no Porto Alegre FC. "Treinava três vezes na semana, o CT ficava na Restinga. Saía às 06h da manhã de Gravataí pra chegar às 9h no treino", destaca a jogadora.


Após defender a camisa do time gaúcho, Leidi reforçou o São José, (time localizado na cidade de São José dos Campos), onde disputou o Campeonato Sub18. Também foi no time paulista que Leidi se profissionalizou. "Após a competição do sub18, o treinador me chamou para fazer parte do time principal. Foi um aprendizado gigante treinar com as meninas mais experientes". Outro ponto destacado pela jogadora, foi a receptividade das atletas. "Fui bem recebida, e cada dia aprendia mais. A diferença (entre os treinos) é grande. Quando começamos a atuar em um time profissional, independente da idade, seremos cobradas da mesma maneira que a mais experiente".


Lidar com a distância nunca é fácil, ainda mas quando sai de casa, não tinha noção de como iria ser (ficar longe da família) e do conforto. Mas sabia que cada dia longe de casa iria valer a pena, estava indo trás do meu sonho

Fã de Formiga, Leidiane destaca que foi feliz em todos os clubes que defendeu. "Acredito que por onde passei, sempre fui muito feliz. Não fui para clubes aonde teria dificuldades, acredito que tive muita sorte nas escolhas".


O futebol feminino no "país do futebol"

Com a Copa do Mundo de 2019, que foi disputada na França, a visibilidade do futebol feminino aumentou. Para Leidi, o cenário da modalidade no país pode melhorar. "Acredito que ao decorrer do tempo vamos chegar onde queremos. Já evoluímos muito até aqui", salienta a jogadora.


A retomada do futebol feminino

A história vitoriosa do Internacional não se refere apenas ao futebol masculino. O Colorado começou o primeiro projeto voltado ao futebol feminino na década de 80. Entre idas e vindas, em 2017, o clube oficializou a retomada do departamento de futebol feminino - tendo como coordenadora, a ex-jogadora Duda Luizelli.


Depois de conquistar o título da Libertadores com o Corinthians. Leidi chegou como reforço das Gurias Coloradas. "Cheguei ao Internacional no segundo semestre (de 2017). Nessa época, atuava no Corinthians e saímos de férias em outubro. Recebi a proposta pra jogar à fase final do Gauchão, aonde aceitei", salienta Leidi.


Além de ter conquistado o primeiro título do Gauchão Feminino (após a reativação do departamento), as Gurias Coloradas também garantiram vaga para disputar o Brasileirão Feminino Série A2.


A elite do futebol brasileiro

No ano passado, as Gurias disputaram pela primeira vez a elite do futebol brasileiro. Na competição nacional, garantiram uma classificação histórica às quartas de final com quatro rodadas de antecedência. No mata-mata, as adversárias foram o Flamengo - no primeiro duelo, um empate em 1 a 1 no Sesc Campestre. No jogo de volta, as Coloradas foram superadas pelas donas da casa, e acabaram sendo eliminadas ao perderem o duelo por 2 a 0.


Apesar da eliminação, as Coloradas focaram no Campeonato Gaúcho - onde disputaram o título da competição com as Gurias Gremistas. O jogo que foi realizado no estádio 19 de Outubro em Ijuí, teve festa colorada - com uma goleada por 4 a 2.


A temporada 2020

Com a paralisação mundial devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as atletas que integram o elenco das Gurias Coloradas, continuam com os treinos sendo realizados em casa.


No Brasileirão, as Coloradas ocupam momentaneamente a 8ª posição com oito pontos conquistados em quatro rodadas. "Que possamos continuar fazendo história no Internacional, e chegar nas finais das competições e poder conquistar o título. Acredito que estamos no caminho certo", finaliza a lateral.


Títulos conquistados

2012 - Copa do Brasil (São José dos Campos)

2012 - Paulista (São José dos Campos)

2013 - Paranaense (Foz do Iguaçu)

2014 - Paranaense (Foz do Iguaçu)

2015 - Copa do Brasil (Avaí Kindermann)

2016 - Copa do Brasil (Audax Corinthians)

2017 - Libertadores (Corinthians)

2017 - Gauchão (Internacional)

2019 - Gauchão (Internacional)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle