• Carla Dayube Nunes

Laranjeiras, satisfeita sorri

Atualizado: Jan 16

Muitos tricolores ainda se recordam daquela manhã de junho de 2016 amargamente. As mídias sociais e aplicativos de mensagens iam à loucura: Frederico Chaves Guedes anunciava, de dentro da sede das Laranjeiras, sua ida para o Atlético Mineiro.

Apesar das constantes especulações, o jogador, que havia se tornado caro após a saída da Unimed como patrocinador máster, a torcida não podia acreditar que o maior ídolo, aquele cara que havia reerguido memórias de um time que conta a história do futebol, o mesmo que foi recebido com cartazes em todos os quilômetros antes de chegar às Laranjeiras depois da Copa ingrata de 2010, iria simplesmente sair.

Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Existem mais coisas entre a presidência e jogadores do que julgam nossa vã filosofia. Os bastidores não foram esclarecidos e houve mágoa entre torcida, jogador e clube. Mas ele tinha prometido que ia voltar.


E voltou. Depois de muitos rumores, muitas notícias de conversas entre empresário, jogador e presidência, o desejo do titular absoluto do camisa 9 prevaleceu. Estava voltando para casa.


Não houve corredor de boas-vindas. Em meio à uma pandemia, jogador, sua staff e a presidência do clube acharam por bem não anunciar horários e itinerário. Mas a volta da história, de um ídolo, não podia simplesmente “acontecer”! E, por que não, fazer algo bom em dias tão ruins? Foi aí que surgiu a idéia do Tour do Fred. Acompanharam todos, à distância, entre muitos stories engraçados, difíceis e ansiosos, a trajetória de Fred, rumo à casa, em Laranjeiras, de bicicleta. Isso mesmo: um trajeto de Belo Horizonte às Laranjeiras, Rio de Janeiro, de bicicleta, arrecadando cestas básicas. Foram 600 km de pedaladas. A retomada bonita, gigante, de uma linda história com o Fluminense.


Tour do Fred

A ação solidária para arrecadar cestas básicas a famílias atingidas pela pandemia, explicam o sucesso do camisa 9 nas redes. Ele se comprometeu a doar uma cesta a cada quilômetro percorrido de bicicleta no percurso de 600 quilômetros entre Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Paraty, no Rio de Janeiro. Depois, completou o trajeto no Rio até a sede do Tricolor nas Laranjeiras.


Com a paralisação do futebol durante a pandemia de Covid19, os principais craques brasileiros tiveram um aumento de audiência em suas redes sociais. Mas, de maneira geral, o engajamento do público caiu. Uma das exceções foi o atacante Fred, quem mais cresceu em interações no período da quarentena. Esse aumento de engajamento no perfil do centroavante no Instagram foi de 106,5%, segundo levantamento exclusivo feito pela empresa Airfluencers.


Antes mesmo de anunciar sua volta, os vídeos, as fotos, as declarações, memórias, que já faziam o torcedor sonhar, tudo podia ser acompanhado no perfil oficial de Fred no Instagram. Com sua volta confirmada, o tour do Fred passou a ser monitorado na rede social (ainda mais, se possível é afirmar).


Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Fred saiu de Belo Horizonte bem cedo no início de junho e, após cinco dias de pedalada, o atacante enfim chegou ao Rio de Janeiro e terminou o tour. O jogador desembarcou de bicicleta nas Laranjeiras na sexta-feira (5) e assinou o contrato com o Fluminense.


Sua emoção ao chegar à sede do clube era notória. Impossível, tricolor ou não, não se emocionar ao encontrar uma boa parte do campo cheia de cestas básicas, cheia de “não é só futebol” para ajudar ao próximo. Foram cerca de 4 mil cestas arrecadadas, dentre as quais, aproximadamente 800 foram destinadas a funcionários do clube e as demais seguiram critérios como parceria no esporte e proximidade com os espaços usados pelos tricolores.


E não parou por aí...

No perfil oficial do Instagram do jogador, foi anunciado que, além dos números impressionantes arrecadados em cestas básicas, a edição limitada de camisas oficiais do Tour do Fred da Campanha Solidária também foi um sucesso: em apenas 24 horas no ar, 2.828 camisas foram vendidas, atingindo uma média de duas camisas vendidas por minuto.


Com os valores arrecadados nessa Campanha Solidária, mais três mil cestas serão doadas. Laranjeiras, com certeza, satisfeita sorri. Assim como aproximadamente sete mil famílias que são abraçadas com as ondas de amor e bem-querer de todos os que colaboraram.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle