Libertadores: relembre a trajetória do Internacional e a busca do tricampeonato

Sem conquistar o título na Libertadores da América desde 2010, o Internacional quer voltar a fazer história na maior competição sul-americana. Neste ano, os gaúchos integram o grupo E ao lado de Grêmio, América de Cali e Universidad Católica.


A primeira participação na Libertadores

Bicampeão do Campeonato Brasileiro de 1976, o Colorado foi o primeiro clube gaúcho a disputar a Libertadores da América. Mas a primeira participação na competição, não terminou com um final feliz. Integrando o grupo 3 com Cruzeiro, Olímpia e Sportivo Luqueño, o time foi eliminado ainda na fase classificatória.


Em 1980, os Colorados chegaram à final da competição, mas foram derrotados pelo Nacional do Uruguai. Nove anos depois, o Internacional acabou parando na semifinal, quando perdeu para o Olímpia.


Mas o sonho de conquistar a América nunca terminou. Em 1993, o time voltou a disputar a competição, mas assim o filme que aconteceu em 76, voltou a repetir e o clube não passou da fase classificatória.


A América pintada de vermelho e branco

Em 2006, o Internacional iniciou a temporada reformulado, e entre as chegadas no Beira-Rio estava Fernadão. A liderança dentro e fora de campo deu ao camisa 9 a braçadeira de capitão. E na Libertadores, Fernandão não levantou apenas a taça mais desejada, como também, se tornou o artilheiro da competição com cinco gols e também em assistências, oito.


Após conquistar a América, os gaúchos voltaram a garantir a classificação na Libertadores. E em 2007, o time acabou parando novamente nas semifinais.


A persistência sempre fez parte da história centenária e repleta de conquistas do Internacional. E em 2010, o time voltou a pintar a América com as suas cores. Em 2011 e 2012, o Colorado voltou a bater na trave, desta vez, sendo eliminado nas oitavas de finais. Já em 2015, parou na semi.


Os números na Libertadores

Em 123 jogos, o Internacional venceu 60, empatou 33 e perdeu 29. Foram 181 gols marcados e apenas 112 sofridos. No retorno da Libertadores, o time comandado pelo técnico Eduardo Coudet irá enfrentar o América de Cali, às 19h15 no estádio Beira-Rio.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle