• Mariele Gasparin

Mulheres fazem a história na arbitragem no Mundial e no Super Bowl

No último domingo (7), a brasileira Édina Alves Batista se tornou a primeira mulher a ser árbitra de um jogo masculino profissional da FIFA. A profissional atuou ao lado de Neuza Back e Mariana de Almeida na partida entre Al Duhail e Ulsan Hyundai FC, válida pelo Mundial de Clubes da FIFA 2020, compondo assim o trio que fez história do futebol mundial.


No mesmo dia, o mundo acompanhou a final da NFL, entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, partida que entrou para a história não só por ser a 10ª vez de Tom Brady na decisão, mas sim por ter a presença de Sarah Thomas, primeira mulher a trabalhar como árbitra em um Super Bowl.


“A equipe de arbitragem de um jogo de futebol americano é composta por sete árbitros, ela era responsável por cuidar o posicionamento da bola e lateral do campo. Ela foi a primeira mulher na história a apitar um jogo de futebol americano e a primeira a apitar um Super Bowl”, explicou Pedro Bregolin, fundador e editor-chefe do site The Information.

foto: Dilip Vishwanat / Getty Images

Sarah já vêm acumulando feitos na história há um bom tempo. Em 2015 ela se tornou a primeira árbitra de campo na história da NFL e em 2019 foi a primeira a atuar nesta posição em um jogo de playoffs (fases decisivas da temporada). “Estamos vendo uma evolução nisso, que isso tá acontecendo e tende a abrir para que as mulheres tenham mais participação na NFL. A gente vê isso também no Futebol Americano Universitário, tivemos pela primeira vez em 150 anos uma jogadora mulher, atuando em campo, em um time de uma universidade que faz parte das cinco grandes conferências do Futebol Americano Universitário. Talvez demore um pouco, mas o importante é que está acontecendo e a NFL está fazendo ações para que mulheres trabalhem com o futebol americano”, finalizou Pedro Bregolin.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle