• Anna Virginia

Museu do Futebol exibirá pela internet o filme “Fla x Flu - 40 minutos antes do nada”

Atualizado: Jul 24

O documentário “Fla x Flu - 40 minutos antes do nada” será exibido online às 21h30 deste sábado (27), pelo Museu do Futebol. A sessão do filme acontece no Facebook e YouTube do Museu e nas redes sociais dos parceiros Cinefoot, Acervo da Bola e Fluminense.


Foto; Divulgação

A exibição do filme compõe programa “Cinema na Rede” e a campanha #CulturaEmCasa, que visa disponibilizar alternativas de lazer durante o período de isolamento social. O documentário, produzido em 2013, aborda a rivalidade entre Flamengo e Fluminense através de depoimentos de jogadores como Leandro, Romário, Zico, Assis e Júnior. Além disso, há imagens de arquivo e relato de torcedores dos dois clubes.


Meia hora antes da exibição do documentário, às 21h, acontece bate papo com o diretor Renato Terra, com o jornalista Luiz Antonio Ryff - responsável pela realização de parte das entrevista para o filme - e com o jornalista Márvio dos Anjos, um dos entrevistados. A conversa também pode ser acompanhada no Youtube do Museu do Futebol e nas redes sociais dos parceiros.


Confira o trailer do documentário:


Quarenta minutos antes do nada

A primeira partida do clássico das multidões aconteceu em 1912, um ano após o começo do setor de futebol no Flamengo - fruto de uma dissidência dos jogadores do Fluminense. No entanto, o apelido pelo qual ficou conhecido o embate - Fla-Flu - surgiu apenas anos mais tarde, em 1933. Foi ideia do jornalista rubro-negro Mário Filho, que atualmente dá nome ao Maracanã.


Já a frase que inspira o nome do documentário é de autoria do irmão de Mário Filho: “O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada e, então, despertaram as multidões”, escreveu o cronista tricolor Nelson Rodrigues.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle