• Ritieli Moura

Nove vezes: Grêmio é o clube que mais chegou à final da Copa do Brasil

Ao pisar no gramado da Arena no próximo domingo, diante do Palmeiras, para os primeiros 90 minutos da final da Copa do Brasil 2020, o Tricolor estará brigando pela nona vez pelo título da competição. Isso mostra que não é por acaso que o time é conhecido por Rei de Copas. Além de primeiro campeão, é o que mais vezes chegou para decidir. Relembre agora todas as finais da equipe, cinco vezes campeã.


1989 - Grêmio x Sport

foto: Grêmio / divulgação

Na primeira edição da Copa do Brasil o Tricolor enfrentou o Sport. Depois de um empate fora de casa, mais de 60 mil torcedores viram a equipe gremista, sob o comando de Cláudio Duarte, vencer pelo placar de 2 a 1 no Olímpico, com gols de Assis e Cuca.


1991 - Grêmio x Criciúma

Na segunda final na competição, o Tricolor Gaúcho viu o título escapar no saldo qualificado. No primeiro jogo, que foi no Olímpico, as equipes empataram em 1 a 1. Na grande decisão, em Santa Catarina, não saíram do 0 a 0, o que garantiu a taça ao Criciúma pelo gol fora de casa.


1993 - Grêmio x Cruzeiro

Maior adversário gremista no número de conquistas da competição, o Cruzeiro levou a melhor em 1993. No Olímpico, as equipes empataram em 0 a 0, mas no jogo de volta os mineiros venceram por 2 a 1.


1994 - Grêmio x Ceará

Depois de um 0 a 0 fora de casa, foi no Olímpico que o Tricolor ficou com o título. O gol do bicampeonato saiu dos pés de Nildo.


1995 - Grêmio x Corinthians

A vida Tricolor na final de 1995 não foi fácil. Duas derrotas, a primeira em São Paulo, por 2 a 1, e a segunda por 1 a 0, no Olímpico, tiraram do clube gaúcho a oportunidade do tricampeonato.


1997 - Grêmio x Flamengo

No primeiro jogo as equipes não balançaram as redes no Olímpico. No Maracanã, o empate em 2 a 2 garantiu o tricampeonato ao Grêmio pelo gol qualificado. João Antônio e Carlos Miguel foram os autores dos gols gremistas.


2001 - Grêmio x Corinthians

O tetracampeonato gremista veio de uma revanche em cima do Corinthians. No Olímpico, as equipes empataram em 2 a 2, mas no Morumbi o Tricolor venceu por 3 a 1 para ninguém mais tirar o título da equipe. Marinho, Zinho e Marcelinho marcaram os gols gremistas no jogo.


2016 - Grêmio x Atlético Mineiro

Depois de 15 anos sem estar em uma final de Copa do Brasil, o Tricolor chegou para conquistar o pentacampeonato. No Mineirão, a equipe gaúcha venceu por 3 a 1, na volta, na Arena, o empate em 1 a 1 não tirou o título do Grêmio.

Seja nosso parceiro!

E-mail: futebolporelas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle