O adeus de um campeão mundial

A defesa com a ponta dos pés de Iker Casillas, após um chute a queima-roupa de Robben, ficará marcado para sempre na memória dos torcedores espanhóis. O capitão que ergueu um dos títulos mais desejados, da Copa do Mundo, anunciou a sua aposentadoria nesta terça-feira (4), em uma carta emocionante.


Iker Casillas com a taça da conquista da Copa do Mundo em 2010 (Foto: Reuters)

Na sua carreira, Iker conquistou cinco títulos na La Liga, duas Copa do Rei, quatro Supercopa da Espanha, três na Champions League, um Mundial, uma da Copa Intercontinental e duas da Supercopa da Europa. Defendendo a camisa do Porto, Casillas venceu um Campeonato Português e uma Supercopa de Portugal. Com a Espanha, o eterno camisa 1 conquistou duas Eurocopa e a Copa do Mundo.


Na sua despedida, Casillas destacou os momentos que vivenciou nos 30 anos como jogador profissional e considerou um "sortudo" por tudo que conseguiu "não só pelos títulos, mas também pelo lado humano".


"Foi um caminho longo e, como todos os caminhos, teve momentos bons e menos bons, alegrias, mas também tristezas. Neste momento da minha vida, e em retrospectiva, posso dizer sem lugar para dúvidas que valeu a pena", destacou o camisa 1.

O início da carreira

Aos nove anos, Iker Casillas começou a sua trajetória nas categorias de base do Real Madrid. Casillas defendeu a camisa merengue por 16 temporadas. Além de diversos títulos como a La Liga e Champions League, o goleiro também conquistou recordes individuais. Entre eles, se tornando o goleiro mais jovem a estrear na La Liga - o primeiro jogo de Iker no time principal aconteceu aos 18 anos.


Na Champions League, o arqueiro também escreveu o seu nome. Aos 19 anos, novamente se tornou o goleiro mais jovem a disputar a final da competição. Na oportunidade, o Real venceu o Valencia por 3 a 0, conquistando a sua oitava conquista e a primeira de Casillas com a camisa merengue.


Com o bom desempenho em campo, o guarda redes também ganhu o Troféu Zamora em 2007/2008. O prêmio é entregue ao goleiro menos vazado na La Liga, e nesta temporada, Casillas sofreu 32 gols em 36 partidas. Essa temporada também foi fundamental para que o goleiro chegasse a titularidade na Espanha, onde conquistou a Eurocopa de 2008.


A liderança dentro e fora de campo veio em forma de reconhecimento com a braçadeira de capitão na temporada de 2010/11, tornando-se o quinto goleiro da história do Real Madrid a conquistar a faixa de capitão. Nesta etapa da sua carreira, o único título que faltava conquistar seria a Copa do Rei. Após um jejum de 18 anos, os merengues venceram o maior rival, Barcelona, por 1 a 0.


Em 2014, Casillas voltou a conquistar mais uma Champions League. Mas na Copa do Mundo, a Espanha decepcionou. Favorita por ter conquistado o título em 2010, a Fúria caiu na fase de grupos, e o desempenho de Casillas e do elenco foi questionado devido a goleada sofrida por 5 a 1 diante da Holanda - uma revanche da grande final do Mundial da África do Sul. O último título conquistado com a camisa do Real Madrid aconteceu no fim de 2014, quando o Real Madrid venceu o River Plate no Mundial de Clubes.


Uma nova história construída em Portugal

Casillas chegou ao Porto em 2015, e com os Dragões conquistou dois títulos do Campeonato Portugês (2017/18 e 2019/20), a Supertaça Cândido de Oliveira (2018) e a Taça de Portugal (2019/20).


No ano passado, o goleiro sofreu um infarto enquanto realizava um treino. O jogador precisou passar por uma cirurgia e ficou fora dos gramados até novembro. E após seis meses, Iker retornou aos treinos. Mas a projeção do retorno em campo não aconteceu.


Em 30 anos de carreira, Casillas disputou 1.074 jogos como atleta profissional - sendo 907 por clubes e 167 na Espanha. Confira os números do camisa 1:


Real Madrid - 725 jogos

  • 3x Liga dos Campeões da UEFA

  • 5x LaLiga

  • 2x Copa do Rei

  • 2x Mundiais de Clubes

  • 4x Supercopa da Espanha

  • 2x Supercopa da UEFA


Espanha - 167 jogos

  • Copa do Mundo de 2010

  • 2x Eurocopa (2008 e 2012)


Porto - 156 jogos

  • 2x Campeonato Português

  • 1x Taça de Portugal

  • 1x Supertaça de Potugal

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle