• Gabriélen de Oliveira Marques

O primeiro rubro-negro do Brasil

Quando se fala em rubro-negro, logo de cara se pensa em Flamengo, menos no interior do Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, onde o único rubro-negro é o Esporte Clube 14 de Julho.


A história começou a 118 anos, no dia 14 de julho de 1902, na fronteira com o Uruguai. O futebol tinha chegado primeiro na cidade vizinha, então, os santanenses resolveram montar uma equipe pra enfrentar os times de Rivera. Logo em seguida, em 1909, o clube participou de um torneio contra os uruguaios na sua cidade vizinha junto de mais quatro equipes do país celeste e levando o título da competição, sendo assim, a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio internacional. 


O apelido “Leão da fronteira” surgiu logo após um amistoso  contra a equipe do Peñarol, onde os jogadores carboneros enalteceram os jogadores do 14 de julho afirmando ter jogado contra uma “equipe de leões desta fronteira”.


O time santanense já ocupou a 3º posição no Campeonato Gaúcho por três vezes, nos anos 1967, 1949, e 1958. É um clube que sempre levou torcedores apaixonados e vários ídolos que serão sempre lembrados pela torcida, como o Bino conhecido por ser o homem-gol do Leão. Bino nasceu em Quaraí, e passou mais de 17 anos como atacante no clube onde fez mais de 500 gols, passando a ser assim, o maior jogador da história do time vestindo a camisa rubro-negra. Bino passou também pela Ponte Preta e Santos de São Paulo. Bino morreu aos 84 anos e a sala de troféus do 14 de julho leva seu nome ''Setembrino Pinto'', como uma singela homenagem.


O estádio do clube leva o nome do patrono “João Martins”, nascido em 1894, com capacidade de seis mil pessoas o estádio ainda serve como palco para shows, na cidade que ainda leva um dos cinco clubes mais antigos do Brasil.


O E.C 14 de julho é o 3º time de futebol mais antigo em atividade do Brasil, atrás somente do Rio Grande e Ponte Preta.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle