• Alessandra Formagini

Os prazeres do futsal amador

Atualizado: Out 14

Os minutos são contados até o fim do expediente. Hoje é sem camisa contra os com camisa! Depois, vai rolar um churrasco e quem perde paga a conta! Fechado?


Além da saudade do futsal profissional, visto da arquibancada, existe uma ausência que aflige homens – e também mulheres! – apaixonados pelo esporte neste período de pandemia. O futsal amador é quase uma terapia. Tem poder de cura. Cura o estresse, a solidão e o sedentarismo.


A rotina é quase religiosa: confirma no grupo, pega a chuteira, encontra o pessoal. Os momentos que antecedem e, principalmente, os que sucedem o jogo são mais importantes que o resultado em si. Apenas no futsal amador essa regra existe. E, embora seja em quadra que o gol acontece, a alegria se alastra para além das quatro linhas.


Longe de salários, estruturas impecáveis e da mídia, é no futsal amador que a modalidade tem sua raiz. Tem sua razão de ser, pura e simplesmente, pela beleza e alegria de ver a bola rolar. Eu sei, você que participa dessa religião neste exato momento sente saudade. Quase consegue sentir o gosto do churrasco pós-jogo e da cervejinha bem gelada após vários minutos correndo.


Falei cerveja, mas pode ser refrigerante, pode ser água. Porque, na verdade, o líquido pouco importa. A falta que se tem é a razão que mantem os jogos-de-fim-de-semana: a alegria de ter todos os amigos ao redor de uma modalidade.


Final do Regional de Futsal Amador 2018 em Marau/RS (Foto: Alessandra Formagini)

Eu sei, o futsal amador é excluído. Não tem narração. Não tem vídeo de gol. Tem “hoje você leva as camisas para lavar”. Tem “é dez reais cada um para o jantar”. E pouco se fala disso. Mas, muito se deve a isso: a essa paixão que os perrengues e as alegrias do futsal em sua mais pura forma proporcionam.


Sem essa magia do futsal amador, pouco importariam os grandes campeonatos. Não é à toa que o futsal é uma das modalidades mais praticadas do Brasil. Onde tem uma quadra, sabemos, a alma do futsal ali vive. Logo voltaremos.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle