• Beatriz Tenório

Polêmicas de arbitragem na Libertadores

Atualizado: Jul 24

Na última quarta-feira (12), o Corinthians foi eliminado pelo Guaraní na pré-libertadores. O Alvinegro havia sido derrotado por 1 a 0 na casa do adversário, e no jogo de volta, apesar de vencê-lo por 2 a 1, não conseguiu a classificação.


Durante a partida, houveram diversos fatores polêmicos que, para os torcedores alvinegros, são motivos de indignação. Entre eles está a arbitragem de Néstor Pitana. O Corinthians, que começou o jogo partindo para o ataque, teve seu primeiro gol marcado por Luan, aos 8 minutos do primeiro tempo. O time continuou sua campanha ofensiva duranteo primeiro tempo. Aos 28 minutos, Pedrinho tomou o segundo amarelo e foi expulso. Foram entradas intensas, e realmente dignas de cartão. A expulsão do jogador, que inclusive chorou em campo, prejudicou todo o esquema tático e bem planejado de Thiago Nunes, porém, nem assim o time alvinegro desanimou. A partida seguiu em ritmo de pressão corinthiana. Aos 33, Boselli marcou o segundo gol para o clube.


A partir de então, os critérios para cartão estabelecidos pelo árbitro Néstor Pitana começaram a desaparecer. Durante a partida, o juíz cometeu diversos erros no que se refere a marcação de faltas e aplicação de cartões. Aos 8 minutos do segundo tempo, Pitana deixou de marcar falta para o Corinthians em seu campo ofensivo e, após dar

continuidade ao lance, marcou falta de Gil em Bobadilla. Fernández cobrou a falta e, em falha de Cássio, balançou as redes.


O grande ponto é: Gil sequer chegou a encostar no jogador adversário. O árbitro, que aparentava estar com a coxa lesionada, e inclusive mancava durante a partida, estava mal posicionado no momento do lance. A falta não aconteceu e a equipe Corinthiana foi prejudicada. Para a torcida alvinegra, o que fica é uma mescla de sentimentos. Por um lado, grande orgulho e admiração pela equipe, que jogou com raça e animação durante toda a partida. Por outro, profunda tristeza e indignação com o ocorrido. Para a equipe corinthiana, é hora de manter os acertos, aperfeiçoar os esquemas e corrigir os erros, para focar nos nacionais e nas campanhas que se iniciam.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle