• Vanessa Ritter

Por trás da câmera

Atentar aos lances, pensar no ângulo, focar nas jogadas. É tudo muito rápido. A fotografia no futsal é um desafio. Tiro de meta, escanteio, lateral, falta, gol. Tudo acontece em menos de um minuto. Essa é a magia do futebol de salão: milhares de emoções em segundos.


Fotografar um jogo é a capacidade e a responsabilidade de contar sua história em sequência. A velocidade é importantíssima. Quanto maior a velocidade de obturação da câmera, melhor os cliques. Quanto mais veloz a partida, mais difícil fica. Mas o impossível mesmo, é não sentir a magia.

Mulher, dentro de quadra, é também saber lidar com situações recorrentes: boladas e perguntas se você não tem medo de levar as boladas. “Do lado da goleira? Não é melhor ir um pouco para o lado? Vão te acertar...”


Não julgo a preocupação, mas sim, aqui é meu lugar. Aqui é meu lugar porque é minha paixão. Porque eu gosto de transmitir a energia da modalidade. A coletividade. Seus desafios. Suas alegrias. A alegria da fotógrafa é quando a foto retrata exatamente o sentimento e o momento da jogada. Aquela defesa, o gol, o agradecimento, a amizade, a ligação com o torcedor. O sorriso escapa.


Foto: Vanessa Ritter

Ah, o torcedor. Nunca deixei de ser torcedora. Eu amo a proximidade do futsal. Ginásios com arquibancadas grudadas na quadra viram um caldeirão. Tem aqueles subestimados, aqueles frios, os quentes, os padrões FIFA, os raiz. Variados deles que compartilham - certamente - algo em comum: o banho de bebida na comemoração de um gol. (Aliás, quem não levanta para comemorar com os braços para cima, por favor, vamos rever esse conceito!)

Como é bom lembrar daquilo que gostamos. Eu precisava lembrar porque “tô” sentindo falta. Eu poderia ficar horas falando do meu amor pelas quadras e pela fotografia esportiva. Horas contando aquilo que vejo por trás da câmera. Acontece que “tô” com saudade de ti, futsal. Não vejo a hora de nos reencontrarmos e vivermos tantos outros momentos juntos.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle