• Karoline Tavares

Quatro obras sobre futebol que valem a pena ler


Foto: Pexels/Pixabay.


Para nós, apaixonados e apaixonadas pelo futebol, quanto mais conteúdo consumirmos do esporte, melhor. Além dos jogos, programas de TV, sites e canais do YouTube, por exemplo, são um excelente complemento aos nossos conhecimentos, principalmente para quem deseja trabalhar na área.


Particularmente falando, sou encantada pela leitura e fiel consumidora de todos tipos de livros esportivos, seja de tática pura ou de histórias. Trajetórias de vida, biografias e compilações de análises de determinados jogos ou competições, bem contados, me prendem do começo ao fim.


Por isso, hoje trago quatro dicas de livros sobre futebol que valem a pena a leitura. Aproveite!


1) Pirâmide Invertida: uma das bíblias do futebol, o livro escrito por Jonathan Wilson relata a história do esporte, desde os primórdios, na Inglaterra dos anos 60 e 70 do século XIX, até a atualidade. Perpassa as inovações, o que deu certo e o que deu errado em cada era, passando pela Hungria de Puskás, o Brasil de Pelé e Garrincha, a Internazionale de Helenio Herrera e a seleção espanhola de Del Bosque, em 2010. A obra é uma verdadeira aula.


2) 11 Cidades: escrito pelo jornalista espanhol Axel Torres, o livro traz um pouco de suas experiências com jogos de futebol em 11 cidades do mundo. A primeira é Sabadell, cidade-natal do autor, localizada na Catalunha. A paixão com a qual Torres fala do time de mesmo nome da província é encantadora e nos remete ao sentimento que temos para com o nosso próprio time. Além dessa história, o jornalista conta de vivências quando acompanhava jogos de times e competições maiores.


3) Futebol à Esquerda: esse livro tem muita história sobre jogadores, treinadores e outras pessoas relacionadas ao futebol de times e seleções de diferentes partes do mundo que, de alguma forma, tiveram atuação política forte e ajudaram a mudar cenários em alguns países que viviam regimes de exceção. A autoria é de Quique Peinado.


4) Futebol ao Sol e à Sombra: por meio de uma linguagem envolvente e que te faz querer devorar o livro, Eduardo Galeano traz histórias muito interessantes sobre os acontecimentos mais importantes do futebol, desde a sua gênese.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo