• Alícia Soares

Que sorte o Borussia Dortmund tem em ter Haaland

Atualizado: Jul 24

O centroavante já possui oito gols em apenas quatro jogos pelo clube alemão


Haaland já possui oito gols em quatro jogos pelo Dortmund

Erling Haaland é um jogador de 19 anos norueguês, mas nascido em Leeds, na Inglaterra. Foi formado nas categorias de base do Bryne Fotballklubb, da Noruega, e jogou pelo mesmo clube no profissional em 2016. Em 2017 e 2018, jogou pelo Molde Fotballklubb, também no país nórdico e em 2019, seu ano de destaque, jogou no Red Bull Salzburg, da Áustria. Atualmente joga no Borussia Dortmund e está encantando todos que o assistem.


É filho do ex-zagueiro e volante Alf-Inge Haaland. O ex-jogador teve passagens pelo Manchester City, Leeds United e Nottingham Forest, disputou a Copa do Mundo de 1994 e é famoso por sua rivalidade com o irlandês Roy Keane nos anos 90 e 2000.


Um pouco mais da história de Erling Haaland:


Bryne FK

O norueguês participou dos times primário e secundário do Bryne, time da segunda divisão. No time B, fez 18 gols em 14 partidas, sendo promovido para o elenco principal aos 15 anos. Entretanto, não marcou gols no time A. Chegou a ser cotado no Hoffenheim durante sua estada na Noruega.


Molde FK

Em 2017, foi contratado pelo Molde, clube da primeira divisão norueguesa, foi anunciado em fevereiro, mas só estreou em abril do mesmo ano. O time era treinado por Gunnar Solskjaer - sim, esse mesmo - e olheiros do Manchester United chegaram a assistir partidas do clube. Nas duas temporadas que jogou no Molde, foram um total de 20 gols e seis assistências em 50 partidas. Chegou a ser conhecido como “Lukaku norueguês” e ainda recebeu o prêmio Eliteserien Breakthrough of the Year após suas performances no ano de 2018.


Red Bull Salzburg

Após ser cotado por Manchester United, Juventus e Arsenal, o jogador assinou contrato com o Red Bull Salzburg em agosto de 2018, sendo integrado ao elenco principal em janeiro do ano seguinte. O clube austríaco serviu de palco para apresentar o craque a todos os amantes de futebol, responsável por 27 gols em 24 jogos, uma média espetacular. Pelo clube, estreou na Champions League com um hat-trick na goleada do Red Bull Salzburg contra o Genk por 6 a 2.


Borussia Dortmund

Em dezembro de 2019, foi anunciado pelo clube alemão com contrato até 2024. Haaland estreou no dia 18 de janeiro de 2020, contra o Augsburg, pela Bundesliga, entrando no segundo tempo e marcando um hat-trick em apenas vinte minutos na vitória por 5 a 3. Na rodada seguinte, no dia 24 de janeiro, o norueguês entrou na segunda etapa novamente e marcou mais dois gols na goleada por 5 a 1 contra o Colônia. Na sua terceira partida pelo Borussia Dortmund, a primeira como titular, marcou dois gols na vitória por 5 a 0 diante do Union Berlin. Com isso ele foi o primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar sete gols nas três primeiras atuações.


Na terça dessa semana, o norueguês entrou no segundo tempo da partida entre Werder Bremen e Borussia Dortmund pela Copa da Alemanha e marcou mais um gol, entretanto, os Aurinegros foram eliminados com um placar de 3 a 2.


Noruega NT

O norueguês nascido na Terra da Rainha participou de todas as categorias de base da seleção a partir de 15 anos e já joga pela seleção principal. Virou notícia na Copa do Mundo Sub-20 de 2019 ao fazer incríveis nove gols na vitória sobre Honduras por 12 a 0, garantindo a artilharia da competição.

É fato que, o Borussia Dortmund revela inúmeras joias para o futebol - por mais que não tenham sido formados pelas suas categorias de base. Marcos Reus, Mario Gotze e Mats Hummels são grandes exemplos disso. Agora, Jadon Sancho e Erling Haaland são as bolas da vez no clube alemão, sendo desejados pelos gigantes da Europa. Sancho tem a artilharia do clube com uma vantagem de cinco gols para Haaland, mas o norueguês é artilheiro da temporada europeia com 36 gols em 26 jogos – somando-se os 28 gols pelo Salzburg na primeira metade de 2019/20. O norueguês mostra assim em poucos jogos a grandeza que pode dar ao Borussia Dortmund, à Bundesliga e ao futebol mundial.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle